Dados do Trabalho


Título

Distribuição espacial e temporal de lagartas do gênero Lonomia no Distrito Federal

Introdução

As lagartas do gênero Lonomia (Saturniidae: Hemileucinae) estão distribuídas na América do Sul e cerca de 500 casos de envenenamento por ano são registrados no Brasil, dos quais <1% resulta em morte. Os sintomas após o contato com a lagartas incluem queimação, eritema, edema, náusea, dores de cabeça, hemorragia e insuficiência renal. A ocorrência de Lonomia no Distrito Federal (DF) tem sido registrada com maior frequência desde 2018, incluindo em registros em áreas periurbanas, indicando um problema emergente de saúde pública. Entretanto, a distribuição espacial e temporal de Lonomia ainda é desconhecida no DF.

Objetivo (s)

Analisar a distribuição espacial e temporal de lagartas do gênero Lonomia no DF entre janeiro de 2018 e maio de 2023.

Material e Métodos

Analisamos os registros de Lonomia sp. entre 2018 e 2023 no DF, provenientes de: 1) investigação de acidentes pelos agentes de saúde, 2) encaminhamento de lagartas da população ao Laboratório de Entomologia Médica – SES/DF. Registramos data, local, região administrativa (RA) do DF, geolocalização, planta hospedeira e número total de lagartas coletadas, as quais foram fotografadas e identificadas em nível de gênero.

Resultados e Conclusão

Registramos 772 lagartas do gênero Lonomia entre janeiro de 2018 e maio de 2023, em nove das 33 RAs no DF. Observamos maior número de lagartas na RA Lago Norte, seguida da RA Lago Sul e RA Park Way, setores residenciais de classe média/alta com quintais muito arborizados. As plantas hospedeiras mais registradas foram mangueiras. Registramos a maioria das lagartas em 2018 (21 ocorrências, n=513, 66,4%) e durante o mês de maio (21 ocorrências, n=482, 62,4%), início da estação seca. Nossos resultados mostram que lagartas do gênero Lonomia ocorrem mais frequentemente em áreas verdes de setores de classe média/alta do DF, principalmente em maio, com marcada sazonalidade. Recomendamos reforçar as medidas de vigilância e educação em saúde nas áreas indicadas para prevenir envenenamento por essas lagartas no DF.

Palavras-chave

Erucismo, Lonomia, Distrito Federal

Agradecimentos

CAPES, CNPq, SES-DF

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Israel Martins Moreira, Taís Oliveira de Araújo, Kenia Cristina de Oliveira, Thaynara Ferreira de Araújo, Rodrigo Gurgel-Gonçalves