Dados do Trabalho
Título
LEVANTAMENTO SOROEPIDEMIOLÓGICO DAS PRINCIPAIS INFECÇÕES SEXULAMENTE TRANSMISSIVEIS EM MUNICIPIOS DO ESTADO DE RONDÔNIA
Introdução
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) como o HIV, a Sífilis e as Hepatites Virais, são um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A transmissão destas patologias podem estar relacionadas com vários fatores tais como: hábitos de vida, sexo sem uso de preservativo, transmissão parenteral entre outros. A Organização Mundial da Saúde estima a ocorrência de mais de um milhão de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por dia no planeta. Ao ano, estima-se aproximadamente 357 milhões de novas infecções. No Brasil este problema também é comum de acordo com dados relatados pelo Ministério da Saúde. Nos últimos quatro anos o aumento dessas doenças tem sido assustador, principalmente em relação à sífilis, que é uma doença fácil de tratar. Mas está faltando diagnóstico e tratamento adequados.
Objetivo (s)
Analisar o perfil sorológico das principais infecções sexualmente transmissíveis em diferentes localidades do estado de Rondônia.
Material e Métodos
Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva realizada no município de Alto Paraíso, município de Rondônia. A população foi selecionada por livre demanda e mediante assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido foram realizados testes imunocromatográficos (testes rápidos) para triagem do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Sífilis, hepatites B e C.
Resultados e Conclusão
Foram realizados 521 exames de testagem rápida para as IST´S. Destes 130 para testagem de anti–HIV l e ll, onde 129 (99,2 %) foram não-reagentes e 1 (0,7 %) reagente. Dos 132 exames para sífilis, 130 (98,4%) apresentaram resultado não-reagentes e 2 (1,6%) reagentes. Para triagem da hepatite B foram realizados 134 testes dos quais 132 (98,5%) foram não-reagentes e 2 (1,5 %) reagentes. Todos os 130 exames de anti-HCV foram não-reagentes. Esses são dados preliminares para elucidação da prevalência das hepatites virais, HIV e sífilis na população do estado de Rondônia. Com base nos dados aqui apresentados, nota-se a necessidade de vigilância das doenças infecciosas. Logo, considerando a importância de um diagnóstico precoce e que essas infecções apresentam fases assintomáticas, um estudo mais amplo é necessário para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde direcionadas para o controle efetivo destas doenças.
Palavras-chave
IST's, HIV, Hepatites, Sífilis
Área
Eixo 14 | Outro
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Ana Maria Romani , Analice Santos Lima, Arnaldo Neto Cunha Bandeira , Larissa Silva Beleza, Rebeca Guiomar Cruz Regis, Gabriel Cheles Nascimento Matos , Gabriel Munhoz Andrade , Moreno Magalhães Souza Rodrigues, Camila Calixta Alves, Luan Felipo Botelho Souza, Alcione Oliveirs Santos