Dados do Trabalho


Título

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A SOLO CONTAMINADO – SISSOLO: CARACTERIZAÇÃO DE ÁREAS COM OCORRÊNCIA DE DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO EM DOIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SAÚDE DE VALENÇA- BA.

Objetivo (s)

Este estudo objetiva avaliar a utilização do Sistema de Informação de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Solo Contaminado (SISSOLO) na caracterização de áreas com ocorrência de derramamento de petróleo em dois municípios da Região de Saúde de Valença- Ba.

Material e Métodos

Trata-se de uma pesquisa descritiva, com um estudo detalhado dos dados obtidos através da Ficha de Campo contida no SISSOLO. Foram utilizados dados dos municípios de Cairu e Valença, que registraram no SISSOLO ocorrências de derramamento de petróleo em praias nos anos de 2019 e 2022.

Resultados e Conclusão

Os municípios registraram 16 áreas de contaminação por acidente com petróleo, sendo 03 no ano de 2019 e 13 no ano de 2022. Dentre as áreas cadastradas constam-se 15 praias e 01 rio, com população exposta ou potencialmente exposta estimada de 12.546 pessoas. Dessas áreas 06 estão localizadas em zona rural e 10 em zona urbana. Sobre a população nas proximidades, 11 com trabalhadores e moradores expostos ou potencialmente expostos e 05 áreas somente com trabalhadores. Com relação a locais com população suscetível nas proximidades 11 possuem playground/área de lazer, 01 com creche, escola e posto de saúde, 01 somente com creche, 01 com playground/área de lazer, escola e posto de saúde e 02 com nenhuma população. Sobre o curso de água nas proximidades, 11 registraram mar e 05 com mangue. Sobre a forma de abastecimento de água para consumo humano, 08 áreas com Sistema de Abastecimento de água e água de poço, 03 com Sistema de Abastecimento de água, água de poço e Solução Alternativa Coletiva, 02 com abastecimento exclusivo de água de poço, 02 com água transportada por carroças e 01 sem abastecimento. Sobre a origem da fonte de informações para o preenchimento da Ficha de Campo, são citados: agentes comunitários de saúde, administradores locais e Secretaria Municipal de Agricultura. Em todas as áreas houve a atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. É possível, através de dados da Ficha de Campo do SISSOLO, caracterizar as áreas afetas pela ocorrência de derramamento de petróleo, identificando população e trabalhadores expostos ou potencialmente expostos e as possíveis fontes de contaminação. Através desses dados é possível desenvolver estratégias de enfrentamento, direcionando ações efetivas de localização e acompanhamento dos indivíduos, com vistas a identificação dos problemas de saúde decorrentes da exposição aguda e crônica ao petróleo.

Palavras-chave

Solo Contaminado. Derramamento de Petróleo. População Exposta.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Kelly Menezes