Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS EM PORTO VELHO, RONDÔNIA

Introdução

As infecções sexualmente transmissíveis são um grave problema de sáude pública, segundo a organização mundial de saúde, estima-se a ocorrência de mais de um milhão de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por dia no planeta. Ao ano, estima-se aproximadamente 357 milhões de novas infecções. Através do diagnóstico precoce é possível uma conduta clínica e terapêutica mais eficiente. Logo, ações para interromper a cadeia de transmissão e controlar a dispersão destas patologias são fundamentais.

Objetivo (s)

Realizar um estudo epidemiológico das doenças infectocontagiosas no municipio de Porto Velho, Rondônia.

Material e Métodos

Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva realizada na capital de Porto Velho, capital de Rondônia. A população foi seletiva por livre demanda e mediante assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido foram realizados teste imunocromatográfico (teste rápidos) para triagem do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), sífilis, hepatites B e C.

Resultados e Conclusão

Foram realizados 738 exames de testagem rápida para IST 'S. Destes 737 para testagem de anti-HIV I e II, onde 726 (97,8%) foram não reagentes, 16 (1,9%) não realizados e 1 excluídos por dados incompletos (0,1%). Dos 738 para sífilis, 731 (98,9%) apresentaram resultados não-reagentes, 6 (0,8%) reagentes e 1 excluídos por dados incompletos (0,3%). Para triagem de hepatites B foram realizados 738 testes de HBsAg onde 732 (99,3%) foram não reagentes e 2 (0,3%) reagentes e 2 (0,3%) foram excluídos por dados incompletos. Os exames de anti-HCV dos 738, 519 (74%) apresentaram resultados não reagentes, 182 (25,8) excluídos por dados incompletos e 37 (0,2%) reagentes. Com base nos dados aqui apresentados, nota-se que as doenças infecciosas são uma grande preocupação como problema de saúde pública. Assim, esse estudo pode auxiliar para tomadas de medidas de vigilancia epidemiológica para o controle e/ou redução dos agravos mais frequentes que podem acometer a população, além de fornecer dados que poderão ser utilizados para avaliar a epidemiologia destas patologias na população.

Palavras-chave

hepatite B, HIV, HCV, Sífilis, IST's

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Caroline Ramalho Alencar, Beatriz Arcanjo Silva, Maria Eduarda Villar Lima, Marcos Afonso Santos Miranda, Deusilene Souza Vieira, Luan Felipo Botelho Souza, Alcione Oliveira Santos