Dados do Trabalho
Título
Transformação Digital e o uso de Dashboard no Âmbito da Gestão de Risco dos Desastres no Estado da Bahia
Introdução
A gestão de risco nos desastres envolve um processo de antecipação, planejamento e preparação para resposta. O setor saúde tem grande responsabilidade nesse processo, uma vez que os impactos dos desastres resultam em efeitos diretos e indiretos sobre a saúde da população. A fim de subsidiar a atuação do setor saúde de modo oportuno em situações de desastre é importante a qualificação dos dados registrados nos sistemas de informação, bem como o conhecimento das informações de cada território. Para auxiliar nesse processo são necessárias ferramentas tecnológicas que auxiliem na compreensão de dados de forma clara, precisa e objetiva. Nesse sentido, os dashboards são painéis de exibições visuais de dados convertidos em informações significativas que apoiam os processos de tomada de decisões.
Objetivo (s)
O objetivo desse trabalho é apresentar o painel de resposta às inundações no Estado da Bahia como uma ferramenta de tecnologia em saúde que auxilia no processo de monitoramento e de tomada de decisões estratégicas.
Material e Métodos
Este trabalho possui caráter descritivo e qualitativo, no qual, apresenta uma ferramenta de tecnologia em saúde utilizada para fins de monitoramento e resposta oportuna no momento do desastre.
Resultados e Conclusão
Nas inundações que ocorreram no Estado da Bahia em 2022, foi implementado um painel de dados para auxiliar os gestores da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia e o Governo do Estado. O Dashboard Enchentes se destacou como ferramenta de gestão por facilitar o acesso e a leitura das informações compilando dados importantes relativos aos municípios e populações afetados, número de desabrigados e desalojados, óbitos, feridos, unidades de saúde danificadas, abrigos ativos, comunidades isoladas, além de acompanhamento das notificações de doenças e agravos de modo a acompanhar o perfil epidemiológico do território atingido. O referido recurso tecnológico possibilitou, por meio da interoperabilidade de dados, o compartilhamento de informações com outros setores do Poder Público envolvidos nas ações de resposta frente aos desastres. Sabe-se que ações intersetoriais são determinantes para uma atuação mais assertiva e eficaz. Concluímos que a transformação digital é uma tendência inevitável para o setor saúde, pois, além de produzir respostas mais céleres e precisas, acarreta revisões profundas nos processos de trabalho, tornando-os mais mensuráveis e transparentes.
Palavras-chave
dashboard; enchentes; transformação digital.
Agradecimentos
Equipe Vigidesastres e Superintendência de Vigilância em Saúde.
Área
Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Renata Maiana Almeida Ferreir Oliveira, Jayelen Alves Ferreira, Raoni Andrade Rodrigues, Edson Ribeiro Júnior, Imeide Pinheiro Santos, Bárbara Santos Reis, Edilene Delgado Maciel Rocha