Dados do Trabalho


Título

Testagem rápida itinerante para COVID-19: monitoramento, prevenção e controle da doença

Objetivo (s)

Avaliar a implantação da testagem itinerante no enfrentamento da COVID-19 em um Distrito Sanitário na cidade do Recife.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa. A Estratégia de testagem itinerante do Distrito Sanitário IV iniciou no dia 02/09/2021 e finalizou em 29/12/2021. Para implementação dessa estratégia, foi realizado um levantamento dos possíveis locais para realização da testagem, baseando-se no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, cobertura vacinal para COVID-19 e cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Estruturou-se um cronograma semanal para oferta da testagem rápida nos bairros, conforme ordem de prioridade; estabelecendo-se a quantidade de dias em cada local e o horário de atendimento, das 08 às 16 h. O atendimento ocorria por demanda espontânea, sendo a procura geralmente dos residentes mais próximos do local onde estava acontecendo a testagem. Utilizou-se um consolidado diário com informações referentes à testagem para monitoramento das taxas de positividade e incidência de novos casos.

Resultados e Conclusão

Resultados: Entre setembro e dezembro de 2021, foram realizados 5.456 testes rápidos através da Estratégia de Testagem Itinerante; destes, 436 usuários apresentaram resultados reagentes para covid-19, com a positividade atingindo 7,9% neste período. Numa análise por mês, observou-se uma taxa de positividade crescente: setembro com 0,22%; outubro com 3,44%; novembro com 12, 91%; e dezembro com 15,79%.

Conclusão: A testagem itinerante garantiu à população o acesso à realização do teste rápido para COVID-19. A testagem proporcionou o monitoramento da taxa de positividade, que foi um dos indicadores estratégicos importante para subsidiar as medidas de prevenção e controle da doença e tomada de decisão como ampliação da testagem para abertura de novos centros e a estruturação de unidades provisórias de COVID-19 para atendimento dos usuários sintomáticos e necessitados de avaliação médica.

Palavras-chave

Vigilância em saúde; saúde pública; estratégia; covid-19.

Agradecimentos

Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Recife, bem como ao Distrito Sanitário IV por todo apoio.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Roberta Maria Silva, Suely Gomes, Gabriela Lubarino, Victor Silva, Rosalva Silva, Maiara Santos, Caroline Aquino, Edilton Pereira Assis Filho, Ana Rodrigues, Deyvd Marcos Rodrigues Nascimento Silva, Juliana Santiago