Dados do Trabalho


Título

O VÍRUS ZIKA DEPRIMIU A PRODUÇÃO DAS CITOCINAS INFLAMATÓRIAS PELOS CÉLULAS MONONUCLEARES DO SANGUE PERIFÉRICO E O ATAZANAVIR E A CURCUMINA REVERTERAM PARCIALMENTE A DEPRESSÃO DA IL-6, MAS NÃO MODIFICARAM A DEPRESSÃO DA IL-1β E DO TNF

Objetivo (s)

Verificar se o vírus Zika (ZKV) modula a produção de citocinas pelas células mononucleares do sangue periférico (CM) incubadas in vitro por 96 h e se o atazanavir (ATZ), curcumina (CURC) ou lopinavir (LOPI) regulam a sua produção.

Material e Métodos

Sangue periférico foi coletado de 5 voluntárias saudáveis. Grupos: ZKV, CM incubadas com ZKV; ZKV+CURC, incubadas com ZKV e tratada com CURC; ZKV+ATAZ, incubadas com ZKV e tratadas com ATZ; ZKV+LOPI, incubadas com ZKV e tratadas com LOPI. As CM foram incubadas com o ZKV (MOI 0,1) por 1 h e em seguida tratadas com ATAZ, CURC ou LOPI por 96 h. Com 24, 48, 72 e 96 h foram quantificadas IL-1β, IL-6, IL-8 e TNF por citometria de fluxo. Teste de ANOVA/Tukey para medidas repetidas ou teste t pareado, p<0,05.

Resultados e Conclusão

Para a IL-6, no grupo incubado apenas com o ZKV houve queda acentuada na produção da IL-6 após 48h de incubação (p=0,04). Nos grupos ZKV+ATAZ e ZKV+CURC, houve queda significante entre 48 e 72 h com retorno aos valores de 24 h quando avaliado após 96 h. Para o TNF, quando incubado apenas com ZKV houve queda na produção após 48h, que se manteve deprimida até 96 h (p=0,004). No grupo ZKV+ATAZ as respostas individuais foram mais irregulares, embora tenham apresentado um padrão semelhante ao do ZKV. Na incubação Zika+CURC, houve acentuada diminuição produção do TNF desde 24h, que se manteve deprimida até 96 h. Na incubação ZKV+LOPI, a concentração do TNF foi semelhante ao do vírus isoladamente. Para a IL-1β, no grupo incubado apenas com o ZKV, houve tendência à diminuição da concentração após 48h de incubação, que se manteve deprimida até 96 h, mas sem diferença estatística. No grupo ZKV+ATAZ houve depressão com 48h que se manteve até 96h (p=0,013). No grupo ZKV+CURC, as respostas individuais mostraram-se mais irregulares. No tratamento com LOPI, não houve diferença no período avaliado. Para a IL-8, não houve variação na expressão da citocina, porém seus níveis permaneceram elevados em todo o período analisado. CONCLUSÂO: O ZKV deprimiu a produção das citocinas inflamatórias IL-1β, IL-6, TNF, mas não modificou a produção da IL-8. O ATZ e CURC reverteram parcialmente a produção da IL-6, mas não modificaram a deprimida produção da IL-1β e TNF determinada pelo vírus. A CURC inibiu acentuadamente a produção do TNF. Nossos dados sugerem uma promissora ação moduladora da resposta inflamatória pelo ATZ, CURC e LOPI na infecção pelo vírus Zika.

Palavras-chave

ZIKA, Atazanavir, Curcumina, Lopinavir, Citocinas inflamatórias

Agradecimentos

CNPq e FAPDF

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Mariangela Souza de Oliveira, Shirley Claudino Pereira Couto, Tatiana Karla Santos Borges, Maria Imaculada Muniz Barboza Junqueira