Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DO CENÁRIO DE HESITAÇÃO À VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA SAZONAL EM TERESINA-PI EM TEMPOS DE COVID-19
Introdução
A hesitação a vacinas é um problema de saúde pública global desde 2019 e foi agravado com a chegada da pandemia do novo coronavírus no início de 2020, impactando todo o sistema de saúde, uma vez que a vacina é o método mais eficaz de prevenir doenças e a não adesão às campanhas de vacinação pode saturar os hospitais com pacientes com doenças imunopreveníveis, como as síndromes respiratórias causadas pelo vírus da Influenza.
Objetivo (s)
Analisar a presença de fatores associados à hesitação da vacina contra a Influenza Sazonal e interferência na sua adesão entre professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino da cidade de Teresina-PI.
Material e Métodos
Este estudo tem como base uma pesquisa observacional transversal a partir de um questionário on-line previamente validado e aplicado a professores da rede pública da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Teresina-PI.Foram criadas tabelas de frequências para todas as respostas do formulário. Com o objetivo de avaliar se as variáveis selecionadas em cada modelos têm alguma associação com a variável de interesse "Você vacinou contra Influenza em 2020?”, um modelo de Regressão Logística foi utilizado.
Resultados e Conclusão
Do público entrevistado, a maioria reside na capital Teresina 385 (83,16%), são mulheres (370, 79,91%), com idade entre 23 e 50 anos (318, 81,55%), naturais do estado do Piauí (395, 86,62%), de cor parda (296, 63,96%) e casados (262, 56,47%). Do total, 341 (73,65%) tem como escolaridade máxima um curso de especialização ou residência (pós-graduação lato sensu). Foi considerado como hesitantes à vacinação aqueles professores que não se vacinaram contra influenza em 2020. O comportamento prévio dos professores em relação ao ato de vacinar foi confirmado na regressão logística, corroborando com achados na literatura. A adesão dos professores ao calendário de imunizações é essencial para promoção de educação de qualidade sobre o tema, para que, desde a infância, a população tenha acesso a informação com respaldo científico e assim a confiança na ciência volte a aumentar.
Palavras-chave
influenza; hesitação vacinal; vacinas; movimento contra a vacinação
Agradecimentos
À FIOCRUZ, por meio do programa de Medicina Tropical que possibilitou todos os meios para realização da presente pesquisa. À Secretaria Municipal de Educação de Teresina-PI e aos professores que concordaram em participar deste estudo.
Área
Eixo 05 | Imunizações/ Saúde do viajante
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado
Autores
BRUNA LUISA FIGUEIRÊDO PIEROTE, MARTHA SUÁREZ MUTIS