Dados do Trabalho


Título

Impacto de coinfecções in vitro durante a triagem e seleção de compostos para a doença de Chagas

Introdução

Causada pelo Trypanosoma cruzi a doença de Chagas permanece como um grave problema global de saúde pública. O tratamento é restrito a dois nitroderivados, benznidazol (Bz) e nifurtimox, ambos apresentam limitações que incluem: eficácia limitada na fase crônica e graves efeitos colaterais que podem levar ao abandono do tratamento, tornando necessária a busca por novas terapias alternativas. Um fator importante a ser considerado na identificação de novos medicamentos para DC é a diversidade genética do parasito e a ocorrência de infecções por mais de uma cepa. Dados na literatura demonstram que infecções por mais de uma cepa podem resultar em uma mudança no perfil de susceptibilidade ao tratamento.

Objetivo (s)

Avaliar o perfil de infectividade e investigar a atividade tripanossomicida de agentes antiparasitários sobre modelos de infecções experimentais in vitro por mais de uma cepa.

Material e Métodos

Para padronização da carga parasitária infectamos culturas de células (2D) L929 com T.cruzi cepa Tulahuen β-galactosidase (DTU VI), razões parasito:célula de 10 e 20:1, em protocolos de mono e coinfecção com a cepa Y (DTU II). As culturas infectadas foram incubadas por 96h (37°C), seguidas da adição do substrato da β-gal. Após 20h de exposição ao substrato, realizamos a leitura da absorbância em espectrofotômetro (570nm). Seguindo o protocolo da padronização, incubamos ou não com Bz 10µM (96h) as culturas infectadas com Tulahuen β-gal na proporção de 10:1, esquema simples ou associado a cepa Y. Após o tratamento, a absorbância foi mensurada para avaliar a % de redução da carga parasitária. Os dados foram analisados pelo GraphadPrism.

Resultados e Conclusão

Referente a cepa Tulahuen β-gal, em ambas as razões parasito:célula (10 e 20:1) observamos carga parasitária semelhante nas condições de mono e coinfecção por cepa Y. A análise por espectrofotometria revelou que a ação antiparasitária do Bz sobre a infecção de L929 pela cepa Tulahuen β-gal (razão 10:1) foi similar independente da presença ou não outra cepa testada em associação, alcançando em ambos os esquemas redução da carga parasitária superior a 80%. Os dados preliminares apontam que seguindo o protocolo descrito, a infecção dupla não impactou (i) no perfil de infectividade da cepa Tulahuen e que (ii) o tratamento com Bz reduziu igualmente o parasitismo in vitro desta cepa em coinfecção com a cepa Y. Como perspectivas os ensaios serão conduzidos sobre modelos 3D de cultivo.

Palavras-chave

doença de Chagas, Trypanosoma cruzi e infeção mista.

Agradecimentos

CAPES, CNPq, FAPERJ e FIOCRUZ

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Ludmila Ferreira de Almeida Fiuza, Ketlym da Conceição, Krislayne Nunes, Maria de Nazaré Correia Soeiro