Dados do Trabalho


Título

Qual é o efeito do desmatamento da Mata Atlântica na ocorrência de Panstrongylus tibiamaculatus em áreas urbanas?

Introdução

A doença de Chagas (DC) é um agravo de elevado impacto social, principalmente em áreas rurais na América Latina. Em Salvador, Bahia, temos observado a fragmentação de Mata Atlântica, assim como registros de triatomíneos em áreas urbanas vizinhas às florestas remanescentes. Nossa hipótese é que o desmatamento influencia a ocorrência de Panstrongylus tibiamaculatus em áreas urbanas em Salvador.

Objetivo (s)

Investigar o efeito de distúrbios na paisagem natural da Mata Atlântica sobre a ocorrência e distribuição espacial de P. tibiamaculatus, a nível de bairro em Salvador.

Material e Métodos

Os triatomíneos avaliados foram obtidos pelo Centro de Controle de Zoonozes de Salvador. Avaliamos a influência dos indicadores formação florestal, desmatamento, infraestrutura urbana, e população, na ocorrência e distribuição espacial de P. tibiamaculatus. Obtivemos os dados a partir das imagens Landsat do MapBiomas. Analisamos a associação entre variáveis usando modelo linear generalizado bivariado e multivariado zero-inflado com distribuição binomial negativa (glmmTMB), avaliados pelo critério de informação de Akaike (AIC). Realizamos o geoprocessamento usando o software Qgis3.26.

Resultados e Conclusão

Obtivemos 1511 registros de P. tibiamaculatus entre 2007 e 2019. Observamos uma distribuição espacial agrupada dos triatomíneos, principalmente nos bairros com maiores taxas de desmatamento, como no bairro de Patamares (78,97%, n=1199). Os modelos indicaram que o desmatamento é o fator mais importante para explicar o número de registros de triatomíneos por bairro em Salvador. Os modelos bivariados indicaram que a área desmatada, a cobertura florestal e a estrutura urbana apresentaram associação positiva e significativa (p <0,05) com a ocorrência de triatomíneos. Os modelos multivariados indicaram que o modelo com melhor desempenho (AIC inferior) foi o composto por área desmatada e cobertura florestal. Observamos que o desmatamento de áreas de Mata Atlântica é o principal efeito que influencia a distribuição espacial de P. tibiamaculatus em bairros de Salvador. Recomendamos o fortalecimento da vigilância de triatomíneos nos bairros mais afetados, e o manejo ambiental de palmeiras e outros refúgios naturais dos triatomíneos nos remanescentes de Mata Atlântica.

Palavras-chave

Doença de Chagas, triatomíneos, desmatamento, Bahia.

Agradecimentos

Fiocruz, CNPQ.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Gilmar Ribeiro-Jr, Fernanda Cardoso Lanza, Cecília Santana, Diego Lopes Paim Miranda, Renato Barbosa Reis, Cristiane Wanderley Cardoso, Fabiano Simões, Eliaci Couto de Lima Costa, Márcia Castro, Rodrigo Gurgel-Gonçalves, Mitermayer Reis