Dados do Trabalho


Título

Características e desfechos das micobacterioses no Brasil

Introdução

As micobactérias não tuberculosas (MNT) são amplamente encontradas na natureza. Apesar de terem patogenicidade variável, podem causar doença pulmonar e extrapulmonar grave.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo foi avaliar as características das micobacterioses e os fatores de risco para uma má evolução da doença, bem como a forma clínica responsável pela menor chance de sobrevida.

Material e Métodos

Todos os pacientes com MNT reportados no SITE-TB (Sistema de Informação de Tratamentos Especiais da Tuberculose), entre 2014 a 2021 foram incluídos no estudo. Este estudo foi aprovado pelo Comitê Permanente de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual de Maringá sob o número 5.771.509.

Resultados e Conclusão

Entre os anos de 2014 e 2021 ocorreram 4.103 casos de MNT no Brasil. Apenas a região Sudeste foi responsável por 56,81% de todos os casos. A média de idade dos pacientes foi de 55 anos e o sexo masculino foi predominante (54,25%). Um total 48,74% dos pacientes tiveram sucesso no tratamento. Desfechos ruins foram observados em 28,98% dos pacientes, representados por 11,94% de óbitos, 11,53% de abandonos de tratamento e 5,51% de falhas de tratamento. Em 22,28% dos pacientes não foi possível definir o desfecho, pois ainda estavam em tratamento ou o resultado não estava disponível. Foi verificado que a infecção pelo HIV, a baixa escolaridade e o uso de álcool foram preditores de desfecho ruim. Além disso, pacientes com as formas pulmonar e extrapulmonar têm menor chance de sobrevida em relação aos pacientes com apenas uma forma clínica. O presente estudo destaca a importância de se conhecer a epidemiologia da doença no Brasil, pois fica evidente a carência de informações e estudos nessa área. Dados os desafios do tratamento e a complexidade da doença, mais estudos devem ser realizados na área a fim de melhorar o prognóstico da doença.

Palavras-chave

Micobacteriose; Mycobacterium spp.; epidemiologia

Agradecimentos

Agradecimentos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) (código de financiamento 001) pelo apoio financeiro no desenvolvimento deste trabalho.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Tamires Leite Valverde, Lincoln Luis Silva, Daniela Ferrari Micheletti, Rosilene Fressatti Cardoso, Katiany Rizzieri Caleffi-Ferracioli, Jorge Juarez Vieira Teixeira, Vera Lucia Dias Siqueira, Regiane Bertin de Lima Scodro