Dados do Trabalho


Título

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, COVID-19 EM GRÁVIDAS E PUÉRPERAS EM MUNICÍPIOS DA AMAZÔNIA LEGAL 2020-2022.

Introdução

As mulheres grávidas são consideradas um grupo de risco para doença grave e mortalidade por COVID-19, possivelmente devido a modificações fisiológicas e imunológicas da gravidez. No entanto as condições socioeconômicas podem explicar o acesso de mulheres grávidas aos centros de saúde na Amazônia Legal.

Objetivo (s)

Porém o objetivo deste estudo foi descrever e relacionar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e seus componentes com a morbidade e mortalidade por COVID-19 em grávidas e puérperas nos municípios da Amazônia Legal no período de 2020 a 2022.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo ecológico, no qual a população é composta por mulheres grávidas e puérperas com infecção confirmada por COVID-19 nos municípios da Amazônia Legal. Os dados foram obtidos de fontes públicas no Brasil.

Resultados e Conclusão

Um total de 3.776 casos e 411 mortes maternas devido à COVID-19 foram registrados em 477 municípios na Amazônia Legal de março de 2020 a setembro de 2022. Houve variação no número de casos, taxas de mortalidade e letalidade materna entre os municípios. Além disso, por meio de análises estatísticas (descritivo, correlação de Spearman), epidemiológicas, observa-se que 3.044 mulheres pertenciam a uma área de residência urbana, também foi obtida uma correlação negativa de 0,08 entre o Índice de Desenvolvimento Humano de longevidade e mortalidade materna em puérperas. Os municípios com maior taxa de mortalidade materna cada 100 000 nascidos vivos são os encontrados nos estados de Tocantins, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima. Espera-se obter ajuda para a formulação de estratégias de controle e alocação de medidas de saúde adequadas para grupos vulneráveis e para outros tipos de doenças virais além da COVID-19.

Palavras-chave

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, COVID-19, GRÁVIDAS, PUÉRPERAS, REGIÃO LEGAL AMAZÔNICA, DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL, AGENDA 2030

Agradecimentos

UEA, FMT-HVD,CAPES

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Malena Vanessa Grados, Flor Martinez-Espinosa