Dados do Trabalho
Título
INCIDÊNCIA DE SÍFILIS CONGÊNITA E EM GESTANTES DE 2017 A 2021 NO PARÁ : POSSÍVEIS IMPACTOS DA COVID 19
Introdução
A sífilis caracteriza-se como morbidade infectocontagiosa, que tem como agente etiológico Treponema pallidum, pode ser classificada como: sífilis adquirida na população adulta, sífilis em gestantes e sífilis congênita. A pandemia do coronavírus (COVID-19) proporcionou situações que afetam diretamente nas ações realizadas nos serviços de atenção primária à saúde. Uma grande preocupação é a assistência pré-natal, com o controle dos agravos de transmissão vertical, como a sífilis.
Objetivo (s)
Analisar a incidência dos casos confirmados de sífilis gestacional e sífilis congênita no estado do Pará no período de 2017 a 2021 e relacionar com possíveis impactos da COVID-19.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo ecológico, transversal e com abordagem analítica quantitativa. Foi realizado uma análise de dados, obtidos do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), através da plataforma Informações de Saúde (TABNET). Foram selecionados casos confirmados de sífilis em gestantes e sífilis congênita no estado do Pará, no período de 2017 a 2021.
Resultados e Conclusão
Considerando a análise temporal, foram confirmados 9.550 casos de sífilis em gestantes e 3.746 casos de sífilis congênita. Observou-se que o ano de 2019 apresentou a maior frequência de casos de sífilis em gestantes com 2.249 (24,43%), e em sífilis congênita, registrando 922 (25,01%) dos casos. A menor frequência de casos foi identificada no ano de 2021, onde foram confirmados 1.249 (13,07%) sífilis em gestantes e 413 (11,02%) sífilis congênita. A redução dos casos confirmados em 2021 pode estar relacionada a vários fatores, entre eles um dos mais importantes é a pandemia do COVID-19, que favoreceu a diminuição na procura por atendimento médico, afetando o diagnóstico de doenças como a sífilis. Diante do exposto, se faz necessário que novas abordagens sejam realizadas com o objetivo de avaliar a extensão dos danos que a pandemia de Covid-19 trouxe para o rastreamento da doença no estado do Pará, de forma que possibilite a elaboração de políticas públicas de saúde que sejam assertivas e efetivas.
Palavras-chave
Infectocontagiosa, COVID-19, Treponema pallidum.
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Rafael Hipolito Pires Batista , Max Chaves Mota Junior, Rossela Damasceno Caldeira