Dados do Trabalho
Título
PERFIL DE PACIENTES COM DIARREIA E GASTROENTERITE DE ORIGEM INFECCIOSA PRESUMÍVEL NO ESTADO DO PARÁ ENTRE O PERÍODO DE 2018 A 2023
Introdução
A diarreia e a gastroenterite de origem infecciosa são condições que afetam o sistema gastrointestinal (SGI) causando sintomas como dor abdominal, febre, náuseas e vômitos. A diarreia pode ser causada por várias razões, incluindo uso de medicamentos, intolerância alimentar e infecções virais, bacterianas ou parasitárias. Já a gastroenterite é uma inflamação do SGI que pode ser causada por uma infecção viral ou bacteriana. No estado do Pará, a diarreia e a gastroenterite de origem infecciosa são um problema de saúde pública importante, especialmente em áreas rurais de baixa infraestrutura sanitária.
Objetivo (s)
Analisar o perfil das internações por diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível (DGIP) no Pará entre o período de janeiro de 2018 a maio de 2023.
Material e Métodos
Estudo transversal e descritivo do perfil dos pacientes com DGIP no período de 2018-2023 no estado do Pará. Utilizou-se dados do DATASUS, na seção “Morbidade Hospitalar do SUS (SIH/SUS)”, analisando, como variáveis, a prevalência das internações de acordo com o município de ocorrência, o ano da internação, a faixa etária, o sexo, a cor/raça e a evolução para óbito.
Resultados e Conclusão
Dentre o período analisado, foram registrados 66.839 internações por DGIP, representando 66,1% dos casos da região norte e 14% do total nacional, sendo o ano de 2018 o de maior acometimento (25%). Dentre os municípios, Belém (16,5%), Santo Antônio do Tauá (7,9%) e Igarapé-Miri (5,1%) foram os mais acometidos. Em relação ao sexo, o feminino apresentou maior prevalência (61,6%). Na avaliação da cor/raça, a parda foi a mais prevalente (66,1%). A faixa etária mais acometida foram as crianças de até 9 anos (58,2%). Dentre os pacientes internados, apenas 244 evoluíram a óbito (0,3%).
A DGIP é, portanto, uma morbidade hospitalar de alta relevância no estado do Pará, tendo, também, contribuição significativa em âmbito nacional, apesar da baixa taxa de mortalidade. O perfil epidemiológico que caracteriza o maior acometimento tem predomínio pelo sexo feminino e por crianças de até 9 anos. Ademais, as medidas interventivas devem considerar a distribuição geográfica dos registros da morbidade em questão, destacando os municípios: Belém, Santo Antônio do Tauá e Igarapé-Miri, localizados no estado do Pará.
Palavras-chave
Diarreia, Gastroenterite, Epidemiologia, Pará.
Área
Eixo 14 | Outro
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Luiz Felipe Leão Lima, Valentina Silva Rodrigues, Leonardo Machado Sampaio, Yasmin Goto Barros, Stefanne de Cássia Pereira da Silva, Carlos Eduardo Oliveira da Silva, Mariana dos Santos Guimarães, Lucas Dias Silva, Paulo Cesar Lobato Magalhães, Leticia Sousa Jatene, Arthur Vinicius dos Santos Peres