Dados do Trabalho


Título

Uso de cartões FTA® Whatman como substrato para coleta de saliva de anofelinos capturados na área urbana de Porto Velho, Rondônia

Introdução

A malária é uma doença parasitária causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos por fêmeas de anofelinos durante seu repasto sanguíneo. A expectoração do parasita é realizada juntamente com a saliva, portanto é possível explorar esse comportamento para detectar esporozoítos do protozoário expelidos por mosquitos de campo.

Objetivo (s)

O objetivo do estudo foi utilizar cartões FTA como substrato para expectoração de saliva de mosquitos do gênero Anopheles capturados em áreas urbanas de Porto Velho, capital de Rondônia.

Material e Métodos

As coletas dos anofelinos estão sendo realizadas trimestralmente (2022 e 2023) em 10 bairros da área urbana de Porto Velho, RO. Está sendo empregada a técnica Atração Humana Protegida (AHP), de 18h as 22h, em ambiente peridomiciliar. Os mosquitos são separados em gaiolas por horário de coleta, e no laboratório, são transferidos para novas gaiolas com alimentadores compostos por um microtubo com solução de mel e corante, e no topo um cartão FTA embebido com a mesma solução. O substrato fica disponível para alimentação de 23h as 11h, em BOD. Após, os mosquitos são sacrificados, identificados e seu status de ingurgitamento é registrado. Os cartões são secos em temperatura ambiente por 24h e armazenados a -30°C, para posterior análise de infecção por Plasmodium spp. pela técnica de PCR em tempo real.

Resultados e Conclusão

Até o momento foram coletados 499 anofelinos, identificados em 10 espécies, principalmente nos primeiros horários de coleta. A espécie predominante foi Anopheles darlingi (51%), seguida por Anopheles triannulatus (27%). Os cartões FTA foram oferecidos para gaiolas contendo de 1 a 37 indivíduos. Visualizou-se a solução açucarada dos cartões em apenas 91 mosquitos, sendo que a maioria deles já se encontrava ingurgitada com sangue. Foram gerados 145 cartões, armazenados para as análises de infecção por Plasmodium spp. em andamento.
Os resultados preliminares sugerem que a visualização de corante no abdômen de mosquitos de campo pode não ser um bom indicador para alimentação açucarada e ejeção de saliva nos cartões. No entanto, essa ferramenta demonstra grande potencial para avaliar a transmissão de Plasmodium spp. em áreas urbanas, etapa crucial para o planejamento de vigilância, controle e eliminação dessa doença.

Palavras-chave

Anopheles darlingi, Malária, Peridomicílio, AHP, PCR

Agradecimentos

Apoio: INCT EpiAmO – MCTI/CNPq/CAPES/FAPERO (465657/2014-1), PROEP Fiocruz RO (VPGDI-008-FIO-21-2-21). FAPERO/CAPES (PAP Pró RO, T.O. 071/2016).
Agradecimentos: MF Simplício, UA Meireles.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Anne Caroline Alves Meireles, Luiz Henrique Maciel Feitoza, Lucas Rosendo Silva, Flávia Geovana Fontineles Rios, Linda Kimberlin Santos Teles Oliveira, Hecylana Oliveira Melo, Claudia Christian Bezerra Souza, Genimar Rebouças Julião