Dados do Trabalho


Título

Implementação do exame de cultura no município de Juazeiro, Bahia: um estudo de intervenção na detecção da tuberculose

Introdução

A tuberculose é uma doença infecciosa, contagiosa e grave, porém curável em quase todos os casos. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis e está relacionada à pobreza, grandes concentrações populacionais e entre aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade, como por exemplo pessoas vivendo com HIV e pessoas privadas de liberdade. Considerando a necessidade de se ampliar a detecção da tuberculose para o controle da doença no município de Juazeiro/BA, estratégias como a implementação da oferta do exame de cultura é necessário para a confirmação laboratorial. Além disso, somente por essa tecnologia é possível investigar cepas resistentes aos fármacos utilizados durante o tratamento.

Objetivo (s)

Descrever as características dos casos de tuberculose confirmadas laboratorialmente, no município de Juazeiro, Bahia e analisar a acurácia de duas tecnologias (baciloscopia e cultura), entre os anos 2017-2021

Material e Métodos

Trata-se de um estudo de intervenção na rede de assistência para o diagnóstico da tuberculose, a partir da implementação do exame de cultura. A variável, “realização do exame de cultura”, foi extraída do Gerenciador de Ambiente Laboratorial, enquanto a variável “realização da baciloscopia”, recuperadas a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, por meio da relação determinística entre bases de dados. Neste estudo, foram observadas às pessoas que possuíam confirmação laboratorial para tuberculose, no município de Juazeiro, Bahia, nos quais tiveram os resultados apresentados em valores absolutos e relativos, sensibilidade e a predição positiva dos testes.

Resultados e Conclusão

Notificaram-se 178 casos, com ao menos um exame que confirmasse laboratorialmente a doença no período estudado. Quanto a acurácia, a sensibilidade encontrada nos dois métodos diagnósticos, foi de 94,1% para cultura e 82,8% para a baciloscopia, enquanto o desempenho dos testes, o valor preditivo positivo foi de 95,6% para a cultura e 84,7% para a baciloscopia. Para além de se verificar uma melhor acurácia do exame de cultura, uma vez que se sabe desse achado enquanto padrão ouro para o diagnóstico da tuberculose, este estudo reforça a necessidade de se ampliar a oferta do exame de cultura para esta doença no município, uma vez que com a inclusão do exame de cultura de forma sistematizada, se observou ampliação na detecção do número de casos novos da doença, apesar do percentual de cura ainda não ser o ideal.

Palavras-chave

Tuberculose; Diagnóstico; Técnicas de Cultura; Estudos Epidemiológicos.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Walter Ataalpa de Freitas Neto, Louise Muricy da Silva Lopes, Paula Teles Vasconcelos, Vandeglecia Cardoso Matos, Tatiana Melo Ferreira Lopes, Carolina de Moraes Pereira Morgado, Rosângela Torres Nascimento, Michelle Christini Araújo Vieira, Joilda Silva Nery, Gabriela Maia Lemos de Azevedo Maia