Dados do Trabalho


Título

Vigilância Genômica de arbovírus em um estado da região amazônica

Introdução

As arboviroses são doenças virais transmitidas principalmente por artrópodes. Entre as arboviroses mais comuns, a dengue ocupa um lugar de destaque, sendo uma preocupação. A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus pertencente à família Flaviviridae, do gênero Flavivírus. O vírus da dengue apresenta quatro sorotipos, em geral, denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, que são transmitidos aos seres humanos pela picada do mosquito fêmea Aedes aegypti infectado. O clima tropical é favorável a preferência dos mosquitos, cujo clima é encontrado no estado de Mato Grosso-MT, que ao longo dos anos, enfrenta surtos recorrentes de dengue.

Objetivo (s)

Sequenciar amostras diagnosticadas positivas para Dengue, afim de monitorar sua dispersão no estado de Mato grosso

Material e Métodos

O sequenciamento foi realizado utilizando conjuntos de iniciadores patógeno-específico para amplificação dos genomas virais completos, no sequenciador portátil MinION (Oxford Nanopore). Os dados brutos do sequenciamento foram processados através do software Genome Detective (https://www.genomedetective.com/) que realiza a montagem e a identificação dos genótipos/linhagens virais.

Resultados e Conclusão

Foram sequenciadas 18 amostras, dessas todas foram identificadas como DENV-2, sendo 14 amostras com genótipo lll, 2 com genótipo ll e as outras 2 restante não atingiu a cobertura suficiente para identificação. Os dados das análises sugerem que entre 2020-2021, no estado do MT, foi evidenciada a circulação de DENV2 genótipo III (Ásiático/Americano). Já em 2022, foi possível observar a co-circulação de DENV2 genótipos III e II (Cosmopolita), sendo o último, identificado pela primeira vez no Brasil em uma amostra coletada em novembro de 2021, de um residente do estado de Goiás. Assim, os dados demonstram que DENV2-II já apresenta circulação em vários estados brasileiros e que, as atividades de vigilância genômica são essenciais para reconstruir a dinâmica de transmissão, bem como conhecer o impacto epidemiológico de sua transmissão no estado de Mato grosso. As ações integradas de prevenção e controle são essenciais para combater a doença e proteger a saúde da população.

Palavras-chave

Arboviroses, Dengue, vigilância

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

STEPHANNI FIGUEIREDO SILVA, Hegger Fritsch, Vagner Fonseca, Natalia Guimaraes, Mauricio Lima, Emerson Castro, Marta Giovanetti, Elaine Cristina Oliveira, Luana Barbosa Da Silva, Luiz Alcantara