Dados do Trabalho
Título
SANGUE, VIDA E IMERSÃO: MODELOS CENOGRÁFICOS E O ENSINO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM DOENÇA DE CHAGAS
Introdução
ArteCiência acontece através da percepção, da imaginação, da observação, do registro, da criatividade e outras diversas características e linguagens para compreender fenômenos e elementos da natureza e comunicá-los. A concepção de Multiconectividade integra ArteCiência e Universo Simbólico, conectando sentimentos, elementos visuais, simbologias e conteúdo para possibilitar o encontro da significação de múltiplos conhecimentos. A partir dessa premissa, foi realizada uma oficina de expressão artística com o público de uma atividade multidimensional em uma instalação cenográfica, visando a divulgação científica e o ensino sobre a doença de Chagas.
Objetivo (s)
O objetivo foi compreender de que forma os participantes associam e significam os conteúdos abordados, buscando validar a expressão artística como uma metodologia de avaliação de conhecimentos.
Material e Métodos
Para investigar como cada visitante representa os conteúdos trazidos e mediados na “Artéria Móvel”, foi realizada uma atividade de construção de minimodelos artísticos pelos visitantes, após sua imersão no modelo cenográfico.
Resultados e Conclusão
A atividade foi realizada na Expedição Expresso Chagas XXI. Analisamos as formas representadas e a semântica do título de cada um modelo desenvolvido pelos participantes, somando 161 expressões. Associando a semântica com as formas representadas, 59% das expressões apresentaram significação de seus conteúdos, relacionando conhecimentos científicos com sentimentos, ação, experiências e idealizações. Tal significação possibilita que a aprendizagem seja estruturada a longo- prazo e, no contexto de conhecimentos científicos acerca de questões que envolvem saúde e promoção da saúde sobre a doença de Chagas, apresenta potencial como metodologia avaliativa. As expressões desenvolvidas não só comunicam o que foi entendido, interpretado e sentido pelos participantes em relação à doença de Chagas, uma vez realizadas, se tornam atributos de comunicação e reflexão para outros públicos que possam apreciá-las, reinterpretando e ressignificando os conhecimentos ali expressos.
Palavras-chave
Doença de Chagas, modelos cenográficos, ensino, divulgação científica
Agradecimentos
IOC-FIOCRUZ, CAPES, FAPERJ, CNPq
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado
Autores
Taiana Lílian Costa de Oliveira, Luciana Ribeiro Garzoni, ROBERTO RODRIGUES FERREIRA, TANIA CREMONINI ARAUJO-JORGE