Dados do Trabalho


Título

TECNOLOGIA PARA A NOTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO DE DOENÇAS NEUROINVASIVAS DE ETIOLOGIA A ESCLARECER

Introdução

No período de agosto a dezembro de 2022 o Rio Grande do Norte vivenciou um surto de Doença Neuroinvasiva de Etiologia a Esclarecer - DNAEE, o que emanou a necessidade da implantação de uma área técnica de vigilância de DNAEE no estado, bem como a construção de um sistema de notificação para agrupar dados para a monitorização da incidência de casos e possíveis períodos de sazonalidade.

Objetivo (s)

Construir uma tecnologia para notificação e monitoramento de doenças neuroinvasivas de etiologia a esclarecer.

Material e Métodos

Estudo metodológico realizado em dezembro de 2022. Desenvolveu-se em quatro etapas: I) Organização de um grupo técnico envolvendo as áreas técnicas; II) Levantamento bibliográfico de variáveis comuns às fichas de notificações que abarcam quadros neurológicos; III) Desenho do banco de dados de investigação que atendesse aos critérios: “simplicidade, aceitabilidade, representatividade, completude, consistência e oportunidade”; IV) Validação da usabilidade do banco de dados.

Resultados e Conclusão

Após essas etapas, em dezembro de 2022, a vigilância de DNAEE passou a existir formalmente por meio da nota técnica Nº 6/2022/SESAP/RN que operacionalizou o processo de notificação e investigação de casos com a utilização do notifica RN. O “RN Notifica” foi construído, validado e encontra-se implementado. Através dessa tecnologia, o estado passou a ter um instrumento de coleta de dados e de vigilância para as DNAEE, até o momento, pelo menos 115 registros foram realizados somente para esse agravo, no entanto, o RN notifica registra mais de 8.000 notificações de diversos outros agravos. Essa ferramenta mostrou-se efetiva no monitoramento dos possíveis agentes etiológicos relacionados ao aumento de casos em 2022. Neste sentido, obteve-se grandes avanços a partir da necessidade de implantação e estruturação dessa vigilância, porém, é necessária uma maior articulação entre áreas tecnicas do nível estadual e federal para melhor aplicabilidade da tecnologia.

Palavras-chave

Monitoramento Epidemiológico. Investigação Epidemiológica. Doenças Neuroinvasivas.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Iago Matheus Bezerra Pedrosa, Maiara da Silva Carvalho, Emerson Tiago de Sousa Lima, Shelyane Camila Sotero de Melo, Silvia Dinara do Nascimento Alves, Cintia de Sousa Higashi, Aurea Estella de Araújo Silva, Alice Pinheiro Suassuna, Denise Guerra Wingerter, Diana Paula de Souza Rêgo Pinto Carvalho