Dados do Trabalho


Título

Análise parasitológica de presunto cozido fatiado: Fator de risco para a saúde pública?

Introdução

O fatiamento do presunto cozido pode tornar este alimento mais susceptível à contaminação por agentes patogênicos, como parasitos, podendo comprometer sua qualidade e colocar em risco a saúde do consumidor.

Objetivo (s)

Objetivou-se realizar uma análise parasitológica em amostras de presunto cozido fatiado, comercializados em supermercados de um município do norte de Minas Gerais.

Material e Métodos

Foram adquiridas amostras de 100g de presunto cozido previamente fatiado, oriundas de três supermercados escolhidos aleatoriamente. As amostras foram acondicionadas em caixa térmica, nas suas respectivas embalagens, e encaminhadas até o Laboratório de Parasitologia Veterinária do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas, para a realização da análise parasitológica. Cada amostra foi dividida em duas partes de 50g, sendo submetidas às técnicas de sedimentação espontânea (HOFFMAN et al., 1934) por 30 minutos, seguida de sedimentação por centrifugação (BLAGG et al. (1955) modificado), sendo analisadas em triplicata. As lâminas foram observadas em microscopia óptica, em objetivas de 10x e 40x, com o intuito de identificar ovos, oocistos, cistos e larvas de parasitos.

Resultados e Conclusão

Foram avaliadas 18 lâminas, e os resultados revelaram a ausência de estruturas parasitárias em todas. Assim, com base nos dados obtidos, conclui-se que não há a presença de estruturas parasitárias nas amostras de presunto cozido fatiado analisadas. É de extrema relevância a eficiência de condições higiênicas e sanitárias durante as atividades que envolvem a manipulação de alimentos, evitando a possível contaminação por microrganismos patogênicos, incluído parasitos, contribuindo assim para a prevenção das doenças transmitidas por alimentos.

Palavras-chave

Parasitos; Doenças parasitárias; Doenças transmitidas por alimentos.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Clara Ramalho Queiroz, Thammy Vieira Oliveira, Raine Santos Ornelas, Sarah Oliveira Souza, Tatiane de Oliveira Moura, Douglas Marinho Silva, Vanessa Paulino da Cruz Vieira