Dados do Trabalho
Título
ATENÇÃO À TUBERCULOSE MULTIDROGARESISTENTE SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Objetivo (s)
Analisar a percepção dos profissionais de saúde quanto às suas atribuições na atenção à pessoa acometida por tuberculose multidrogaresistente (TBMDR).
Material e Métodos
Estudo descritivo-analítico com uso de método qualitativo. Os dados foram coletados entre novembro de 2021 e setembro de 2022 junto à equipe multiprofissional dos serviços de Atenção Primária (APS) e Secundária do Departamento Regional de Saúde 13 (DRS 13). Foram realizadas 14 entrevistas semiestruturadas, com auxílio de um questionário com 8 questões norteadoras. As entrevistas foram transcritas na íntegra e o software Atlas.ti 9.0 foi utilizado para organização dos dados. Elencou-se 3 categorias para análise: a pessoa acometida e seus familiares na condução do tratamento: características e medidas de proteção social; cuidado Especializado à TBMDR no contexto dos municípios: inserção da Atenção Primária e Secundária à saúde; e a atenção em redes no tratamento da TBMDR: potencialidades e desafios.
Resultados e Conclusão
Dos participantes, sete eram enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, um médico, um agente comunitário de saúde e um visitador sanitário. Destes, 31,5 % atuavam no tratamento dos casos ambulatorialmente e realizavam o Tratamento Diretamente Observado; 18,5% também trabalhavam com a busca ativa dos casos e 25% atuavam pesquisando conjuntamente com as outras atribuições. Faziam vigilância em saúde 18,5% dos entrevistados e 6,5% atuavam na coordenação. O abandono do tratamento bem como a organização e interlocução entre as Políticas Públicas, em especial da saúde e assistência social, foram identificados pelos profissionais como obstáculos preponderantes para a cura e construção de ações com foco no fortalecimento da rede de cuidado e proteção às pessoas acometidas pela TBMDR. Além disso, a falta de treinamento relacionado aos testes de sensibilidade na APS, a insegurança na condução do cuidado também se destacaram como principais fatores relacionados às dificuldades na identificação da resistência no primeiro contato. Notou-se que a APS não tem conseguido exercer uma de suas principais atribuições, que é coordenar o cuidado, por isso fomentar ações educativas e intersetoriais que contribuam na construção do conhecimento a partir da realidade vivenciada pelos profissionais é fator importante na busca pela integralidade do cuidado à pessoa acometida pela TBMDR.
Palavras-chave
Tuberculose resistente a múltiplas drogas, Atenção Primária à Saúde; Profissionais de Saúde; Trabalho em rede intersetorial.
Agradecimentos
EERP-USP
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Isabela Zaccaro Rigolin, Haline Fernanda Canelada, Yury Bitencourt Costa, José Nildo Silva Júnior, Quézia Rosa Ferreira, Leonora Oliveira Teixeira, Gilberto Cruz Leal, Jaqueline Garcia Almeida Ballestero, Pedro Fredemir Palha