Dados do Trabalho
Título
Aspectos epidemiológicos da Toxoplasmose congênita em uma Região de Saúde do estado Bahia, Brasil, 2018 a 2022
Introdução
Toxoplasmose é uma doença parasitária causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, geralmente transmitida por via da ingestão de alimentos mal cozidas que contenham quistos do parasita, exposição à fezes de gatos infetados ou de mãe para filho durante a gravidez, se contrair a primeira infeção nesse período. A toxoplasmose congênita está associada a morte fetal e aborto espontâneo e, em crianças, está associada a défices neurológicos, neurocognitivos e corioretinite. A toxoplasmose tem importância para a saúde pública e de ações prioritárias em razão de permanentes sequelas, na forma congênita e por acometer com maior intensidade populações historicamente vulnerabilizadas.
Objetivo (s)
Descrever o perfil epidemiológico dos casos de toxoplasmose congênita notificados na Região de Saúde de Feira de Santana, Bahia, Brasil, 2020 a 2022.
Material e Métodos
Estudo transversal e descritivo com base em dados epidemiológicos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação de 2020 a 2022. Quanto a análise dos dados utilizou-se o software Epi Info versão 7.2.4.0 e Microsoft Excel ®2013.
Resultados e Conclusão
No período analisado foram notificados 26 casos de toxoplasmose congênita, sendo que 57,7% (n=15) casos confirmados e 19,2% (n=5) considerados inconclusivos. Entre os confirmados, 80,0% (n=12) das mães de recém-nascidos não foram notificados durante a gestação, sendo 100% para os anos 2020 e 2021. Quanto a unidade de saúde notificadora, 53,8% (n=14) foram notificados em unidade hospitalares e 46,2% (n=12) em unidades de atenção primária à saúde. No que tange ao CID-10 de utilizado na notificação, 19,5% (n=5) dos casos foram registrados com o código geral da toxoplasmose. Perante o exposto, pode-se inferir a existência de fragilidade no pré-natal, isto é no rastreamento de casos ou notificação e manejo adequado da gestante. Assim, se faz necessário apoio matricial às equipes municipais com vistas na promoção de espaços de reflexão sobre a toxoplasmose gestacional e congênita nos processos de trabalho e de forma interdisciplinar.
Palavras-chave
Toxoplasmose; Notificação; Toxoplasmose congênita
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Saionara Santana Jesus, Manuela Lothhammer Wrasse