Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA NA ROTINA DE DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE: A CONTRIBUIÇÃO DO EXAME DE CULTURA
Introdução
Os laboratórios de saúde pública sempre foram um componente de suma importância na vigilância epidemiológica da tuberculose (TB). No Brasil, a rede de laboratórios que faz o diagnóstico e controle da TB atende a um conjunto de normativas sobre os métodos a serem utilizados, os sistemas de garantia da qualidade e os sistemas de informação. A rede nacional de laboratórios deve oferecer um diagnóstico rápido, preciso e acessível. O diagnóstico precoce com vistas a interromper o elo de transmissão da doença na população em geral deve ser seu principal objetivo. Particularmente, o controle da TB no sistema prisional, representa um grande desafio no presente. O ambiente prisional como um todo, favorece a formação de reservatórios da doença, sendo a busca ativa nestes espaços imperativa.
Objetivo (s)
Avaliar o impacto da realização do exame de cultura no diagnóstico e controle da TB em uma região do interior do Rio Grande do Sul.
Material e Métodos
Foram avaliados resultados de baciloscopia e cultura, realizados pelo laboratório regional de Santa Cruz do Sul/ RS no período de 2018-2022. O laboratório atende demanda da vigilância epidemiológica de 13 municípios da região, incluindo a busca ativa por um serviço de saúde do sistema prisional. Para cada solicitação são encaminhadas duas coletas de escarro, sendo preparados dois esfregaços e uma cultura. As lâminas são coradas pela técnica de Ziehl-Neelsen e as culturas são semeadas em meio de Ogawa-kudoh. O isolamento primário é encaminhado à referência estadual (LACEN-RS), para identificação da espécie e teste de sensibilidade. Todas as análises são cadastradas no sistema GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial).
Resultados e Conclusão
No período de 2018-2022 foram realizadas 4649 culturas, das quais 6,5% foram positivas. Neste período foram identificados 121 casos exclusivamente pela cultura, o que significa um incremento de 40% na detecção. A contribuição da cultura nos diagnósticos revelou-se determinante para a identificação de casos paucibacilares. Com a realização da busca ativa no serviço de saúde prisional, observou-se diminuição na carga bacilar nestas instituições, corroborado pelo elevado número de culturas paucibacilares. Com isso, evidencia-se a importância da realização do exame de cultura para a totalidade dos casos suspeitos em laboratórios da rede.
Palavras-chave
Tuberculose; Diagnóstico; Laboratórios de saúde pública; Cultura
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Daniela GONÇALVES Becker, Luíza Zuchetto Magnus, Rafaela Michel Jahnke, Lia Gonçalves Possuelo