Dados do Trabalho


Título

INCIDÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO DOS CASOS DE DENGUE NO RIO GRANDE DO NORTE DE 2018 A 2022

Introdução

A dengue é uma arbovirose causada pelo vírus DENV que possui quatro sorotipos e apresentam amplo espectro clínico. O vírus é transmitido por mosquitos fêmeas do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypt. O Brasil é um dos países mais afetados por essa doença viral, sendo relata uma incidência anual de 663,2 por 100 mil habitantes em 2022. No Rio Grande do Norte, a dengue é considerada um sério problema de saúde público, uma vez que é de difícil controle. Neste sentido, a compreensão da incidência faz-se necessária para o controle e prevenção da doença.

Objetivo (s)

Analisar a incidência e descrever a distribuição dos casos de dengue no estado do Rio Grande do Norte no período de 2018 a 2022.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo ecológico descritivo. Os dados epidemiológicos da dengue foram obtidos junto à Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, através dos boletins epidemiológicos. Utilizamos o QGIS (Open Source Geospatial Foundation, Chicago, EUA), versão 3.28.2 para determinar a distribuição descritiva dos casos de dengue. Os dados foram agrupados e analisados por meio do software de análises estatísticas R, versão 4.0.5.

Resultados e Conclusão

Calculamos as taxas de incidência para 100.000 habitantes. No período de 2018 a 2022, o Rio Grande do Norte registrou 40.424 casos confirmados de dengue, com incidência de 1.135,2 casos. Neste período, foram notificados 135.276 casos, sendo os anos de 2020 e 2021 com menor registro. Os casos estão presentes nos 167 municípios do estado, todavia, os municípios com maiores incidência foram Lagoa de Velhos (15.959), Parazinho (14.207), Santa Maria (11.249), Tibau (9.801) e Fernando Pedroza (9.477). As altas taxas de incidência da dengue no Rio Grande do Norte podem estar atribuídas à urbanização, aumento populacional e as condições climáticas favoráveis, neste sentido, a redução da incidência requer esforços governamentais, comunitários e individuais.

Palavras-chave

Epidemiologia. Infecção por arbovírus. Vírus da dengue.

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Iago Matheus Bezerra Pedrosa, Glauber Weder dos Santos Silva, Maiara da Silva Carvalho, Shelyane Camila Sotero de Melo, Silvia Dinara do Nascimento Alves, Aurea Estella de Araújo Silva, Ana Paula Bartelli, Raíssa Emanuely Costa Cândido , Denise Guerra Wingerter, Diana Paula de Souza Rêgo Pinto Carvalho