Dados do Trabalho
Título
VIGILÂNCIA GENÔMICA DAS VARIANTES EMERGENTES DO SARS-COV-2 EM CINCO CIDADES DO BRASIL
Introdução
Um novo coronavírus foi identificado causando um surto entre seres humanos. Devido a sua alta capacidade de mutação, ações de vigilância genômica tornam-se cruciais para o rastreamento do vírus.
Objetivo (s)
Este estudo teve como objetivo realizar a vigilância genômica das variantes emergentes do SARS-CoV-2 em cinco cidades do Brasil.
Material e Métodos
Trata-se de uma pesquisa descritiva, observacional, de corte transversal, com dados primários submetidos a técnicas laboratoriais. Foram recrutados indivíduos com síndrome gripal e seus contatos domiciliares por meio de diferentes estratégias de recrutamento, e submetidos a avaliação clínica e laboratorial. Foram selecionadas amostras de indivíduos com diagnóstico de SARS-CoV-2, de cinco cidades brasileiras, e submetidas à extração e detecção qualitativa pela qRT-PCR. Marcadores de replicação viral foram realizados para avaliar se níveis de carga viral elevados estão associados a maior transmissão ou letalidade vírus. A pesquisa de anticorpos neutralizantes, auxiliou na avaliação do estado imunológico e monitoramento da resposta de anticorpos dos indivíduos expostos a infecção. O sequenciamento genético foi realizado, e as sequências foram alinhadas, utilizando as ferramentas Viral MSA e o QI‐TREE2 12 para análise filogenética. Foram consideradas as variáveis dependentes e independentes. Para as análises estatísticas, as linhagens do SARS-CoV-2 foram agrupadas em Variantes de Preocupação-VOC comparada com outras linhagens.
Resultados e Conclusão
Foram incluídos 209 indivíduos, a maioria mulheres, com média de idade de 39,8±13,5 anos e da cor branca. Foram detectadas 13 cepas circulantes no período de outubro de 2020 a maio de 2021. As variantes mais prevalentes foram P.2, seguidas de P.1 e B.1.133. Os resultados indicam que as VOC não tiveram alta prevalência no período do estudo, e a maioria dos participantes apresentava a forma leve da doença. As VOC apresentaram menor valor de Ct, comparado com outras linhagens, implicando em maior transmissão viral. Os indivíduos acometidos pelas VOC soroconverteram em menor proporção em relação às outras cepas. O sequenciamento do genoma do SARS-CoV-2 no Brasil, revela a importância desta ferramenta para compreensão da evolução e disseminação das variantes emergentes do SARS-CoV-2. Novos estudos são necessários, para compreensão da história natural do SARS-CoV-2, e a dinâmica da disseminação das variantes emergentes, bem como seus impactos na saúde global.
Palavras-chave
SARS-CoV-2; Variantes emergentes; Vigilância Genômica
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Thauane Oliveira Silva, Patricia Vieira Silva, Marco Antonio Moreira Puga, Daniel Henrique Tsuha, Wende Kauany Ferreira Silva, Karina Marques Santos, Ghislaine Gonçalez Araujo Arcanjo, Fabiani Morais Batista, Julio Henrique Rosa Croda