Dados do Trabalho


Título

Impacto da pandemia por covid-19 na detecção de casos novos de hanseníase em munícipio do Sudoeste da Bahia

Introdução

A pandemia por covid-19 trouxe uma série de impactos socioeconômicos e demográficos no Brasil, alcançando também diferentes setores, como a saúde, particularmente em eventos associados à vulnerabilidade.

Objetivo (s)

Caracterizar o impacto da pandemia por covid-19 na detecção de casos novos (CN) de hanseníase no munícipio Vitória da Conquista, Sudoeste da Bahia.

Material e Métodos

Estudo transversal descritivo, conduzido a partir da análise de prontuários médicos de pessoas acometidas pela hanseníase em seguimento por serviço de referência no município de Vitória da Conquista ao longo do período 2017–2021. Desenvolveu-se instrumento específico para captação de informações sociodemográficas e clínicas das pessoas acometidas. Para avaliar o impacto da pandemia na detecção de casos novos foi utilizado o cálculo “Incremento/redução (ano atual/ano anterior -1) *100” proposto pelo documento Saúde Brasil 2020–2021 temático para a covid-19.

Resultados e Conclusão

Foram analisados 193 prontuários de pessoas diagnosticadas com hanseníase no período, a maioria do sexo masculino (52,9%, n=102), entre 30 e 59 de idade (43,5%, n=84), classificado operacionalmente como multibacilar (85,5%, n=165), residente na zona urbana (74,4%, n=142). Verificou-se redução na detecção de CN de hanseníase nos dois primeiros anos da pandemia por covid-19: em 2020 houve uma redução de 43,2% na detecção geral, sem nenhuma detecção em crianças < 15 anos de idade, mas com redução de 66,7% em pessoas com idades entre 30-39 anos. Em 2021, persistiu redução nessas faixas etárias, mas com melhora significativa na detecção de CN entre pessoas ≥ 60 anos de idade (+62,5%), mas em parâmetros menores do verificado em anos anteriores.
A covid-19 impactou negativamente a detecção de CN hanseníase no município de Vitória da Conquista, particularmente em 2021. Essa redução impactou diferentes recortes populacionais etários, mesmo em um contexto de predominância de detecção de casos multibacilares. A médio e longo prazos esta falha operacional do SUS neste município polo pode levar à piora do cenário de endemia oculta. Portanto, ressalta-se a importância da rede de atenção do SUS empreender esforços para detecção e tratamento da hanseníase de modo ainda mais ativo, com vista a minimizar o impacto da pandemia na sociedade brasileira.

Palavras-chave

Hanseníase. Doença Tropical Negligenciada. COVID-19. Saúde Pública.

Agradecimentos

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento – FUNCAP

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Ana Claudia Bezerril, Kaic Santos Silva Pereira, Andréia Alves Castilhano, Anderson Fuentes Ferreira, Klecia Nascimento Mendes, Eliana Amorim de Souza, Alberto Novaes Ramos Jr, Jaqueline Caracas Barbosa