Dados do Trabalho


Título

INFECÇOES POR VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO EM CRIANÇAS NO ESTADO DE MATO GROSSO

Introdução

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) foi descoberto em 1956 a partir de uma amostra de secreção nasal de um chimpanzé de laboratório com infecção respiratória aguda foi batizado como "Chimpanzee Coryza Agent" (CCA), sua associação com humanos surgiu quando um funcionário do laboratório apresentou sintomas semelhantes aos do animal e anticorpos contra CCA. Posteriormente, o VSR foi isolado da secreção orofaríngea de duas crianças com doenças do trato respiratório, confirmando sua capacidade de infectar seres humanos. O vírus VSR pertence à família Paramyxoviridae, subfamília Pneumovirinae, gênero Pneumovírus, tanto humanos quanto animais, e é um dos principais causadores de morbidade e mortalidade relacionados a doenças respiratórias, como pneumonia e bronquiolite, em crianças em todo o mundo. Sua taxa de infecção e transmissão é alta durante o inverno, tornando-o um patógeno sazonal, pois prolifera-se em ambientes pouco ventilados, com alto volume de pessoas.

Objetivo (s)

Descrever o perfil epidemiológico das infecções por vírus sincicial respiratório em crianças no estado de Mato Grosso durante primeiro semestre de 2023.

Material e Métodos

Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, com abordagem quantitativa. Foram utilizados dados secundários coletados no Laboratório de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso, no período de janeiro a Junho de 2023.

Resultados e Conclusão

Foram recebidas no período, um total de 1.237 amostras que foram analisadas pela metodologia de RT-qPCR. Destas 121 amostras tiveram resultados positivos, com uma prevalência de (71,9%) de ocorrência em crianças, com faixa etária entre 14 dias a 12 anos. Dentre as 22 cidades mato-grossense identificadas, a prevalência foi maior para Mirassol D’Oeste com 16,52% dos casos, seguidos de Indiavaí (9,91%) e Várzea Grande (8,26%). Observou que as amostras positivas ocorreram em percentuais maiores, no mês de abril (38%). Conclusão: As doenças infecciosas representam um desafio significativo para a saúde pública. Um agente viral que tem sido frequentemente identificado em infecções respiratórias, especialmente em lactentes e crianças com quadros mais graves, é o vírus sincicial respiratório (VSR). Essas questões destacam a importância de aprofundar o estudo desse vírus, pois o conhecimento desses processos é fundamental para desenvolver estratégias eficazes de prevenção, controle e tratamento dessas doenças, visando proteger a saúde da população, especialmente os grupos mais vulneráveis.

Palavras-chave

Vírus; Epidemiologia; Crianças; Laboratório.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA, STEPHANNI FIGUEIREDO DA SILVA, KLAUCIA RODRIGUES VASCONCELOS, MARIA CLARA PEREIRA LEITE, CLAUDIO SOUZA CAMPOS, JULIANO SILVA MELO, ALESSANDRA CRISTINA FERREIRA DE MORAES, LUANA BARBOSA DA SILVA, RODRIGO BURUM MANUARI, ANA CLAUDIA PEREIRA TERÇAS TRETTEL