Dados do Trabalho


Título

Monitoramento de dengue utilizando aplicativo interativo para inserção dos dados no campo obtidos no LIRAa

Introdução

A dengue é a arbovirose mais comum da atualidade, podendo ser causada por qualquer um dos quatro sorotipos do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) que se diferenciam com base nas suas proteínas de superfície. No Brasil, no ano de 2022, foram notificados 1.450.270 casos prováveis de dengue. O que reflete na necessidade de ampliar o monitoramento de vetores como uma medida de contenção da disseminação da dengue. Atualmente o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) permite a obtenção rápida de indicadores entomológicos e estabelece a distribuição do vetor Aedes aegypti, possibilitando a aplicação de estratégias de intervenção com maior agilidade e assertividade.

Objetivo (s)

Desenvolver e testar um aplicativo interativo para inserção dos dados do LIRAa.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo descritivo de relato da experiência, referente à avaliação do teste piloto de um aplicativo para dispositivo móvel para os agentes de endemia inserirem os dados coletados no LIRAa. O aplicativo foi desenvolvido para o sistema operacional Android, utilizando a linguagem de programação Java e contou com a participação de uma equipe multiprofissional da área de ciências da saúde e da tecnologia. Após a aprovação do aplicativo os agentes de endemia foram previamente treinados para a utilização do aplicativo, assim sendo realizada a testagem durante dois períodos do LIRAa no município de Vera Cruz, Rio Grande do Sul. Participaram da coleta de dados dois agentes de endemia.

Resultados e Conclusão

Foi desenvolvido um aplicativo intitulado preliminarmente como “PNCD” onde foram inseridos todos os formulários do LIRAa repassados pela equipe da Vigilância Sanitária. A equipe aprovou a utilização do aplicativo, com pequenas adaptações nas cores, para evitar os reflexos da luz, além de ajustes no envio de dados para a nuvem, onde estes são agrupados e podem ser facilmente analisados, assim auxiliando no seu envio para a plataforma nacional, sem necessidade de cálculos manuais. Através da criação do aplicativo foi possível desenvolver uma metodologia inovadora voltada para a prevenção e controle das arboviroses no município em questão. A tecnologia proposta neste subprojeto é inovadora e escalonável, podendo ser utilizada em qualquer município do país.

Palavras-chave

Arboviroses; Dengue; Monitoramento de arbovírus; Aplicativo

Agradecimentos

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia- Programa INOVA RS.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia- Programa INOVA RS.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia- INOVA-RS, FAPERGS

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Natália Castro Dullius, Andreas Koehler, André Mello Sant’Anna, Andréia Rosane de Moura Valim, Janine Koepp, Lia Gonçalves Possuelo