Dados do Trabalho


Título

Avaliação in silico por docking molecular do perfil estérico de ligação entre cetoconazol e proteína inibidora de cisteíno-proteases de Trypanosoma cruzi

Introdução

A doença de Chagas, também conhecida como tripanossomíase americana é definida como uma patologia causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, cujos tratamentos clássicos a base benznidazol acumulam elevado potencial tóxico.

Objetivo (s)

Sob a ótica do cenário retrógrado descrito anteriormente, o seguinte trabalho tem como intuito analisar in silico as interações verificadas entre cisteíno-proteases de Trypanosoma cruzi com o fármaco cetoconazol, usualmente utilizado como antimicótico de amplo espectro.

Material e Métodos

Através do Protein Data Bank, foram reunidas in silico as sequências primárias e terciárias de proteínas inibidoras de hidrolases, derivadas de formas metacíclicas de Trypanosoma cruzi. Uma vez organizados, tais segmentos foram submetidos a mecanismos docking molecular com a estrutura estereoscópica da molécula de cetoconazol, através das ferramentas disponíveis em Swiss Dock. Com isso, foram verificadas não só a existência de clusters, como também a constituição dos aminoácidos dos locais de ancoragem.

Resultados e Conclusão

Por intermédio do docking, foram evidenciados promissores 18 pontos de intensa ancoragem entre as cadeias mencionadas, sendo que seus respectivos sítios ativos representaram um perfil de aminoácidos compostos de: resíduos R apolares alifáticos (46,29%), resíduos R polares não carregados (20,37%), resíduos com carga negativa (18,52%), resíduos R aromáticos (7,41%) e com carga positiva (7,41%). Tal perfil ratifica a elevada aptidão da interação entre o cetoconazol e o alvo testado, que não se deu às custas de ligações a resíduos de cisteína potencialmente bloqueados por pontes dissulfeto ou a domínios proteicos inespecíficos amplamente conservados, como folhas β pregueadas ou ɑ-hélice. Vale salientar ainda que os atraques ocorreram prevalentemente em áreas acessíveis da molécula, sendo esse um promissor sinalizador prospectivo para breves avaliações farmacocinéticas, norteando futuras abordagens que possam melhor analisar sua ação tripanocida mediante ataque à inibidores de cisteíno-proteases chagásicos.

Palavras-chave

bioinformática, inovação, protozoose.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Guilherme Vieira Gonçalves , João Carlos Antunes Figueiredo , Ryan Emiliano Silva