Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR, NOS MUNICÍPIOS DA BASE REGIONAL DE SAÚDE DE AMARGOSA, 2016 A 2021.

Introdução

A Leishmaniose Tegumentar (LT) é uma doença infecciosa, crônica e parasitária, de notificação compulsória, cujo Sistema de Vigilância (SV-LTA) tem a finalidade de reduzir morbidade, deformidades e óbitos entre os acometidos, além de possibilitar monitoramento dos flebotomíneos através da Vigilância Entomológica

Objetivo (s)

Avaliar o SV-LTA através da descrição do atributo quantitativo oportunidade

Material e Métodos

Estudo descritivo e retrospectivo com dados secundários de notificações de LT em residentes dos 9 (nove) municípios baianos adscritos à Base Regional de Saúde de Amargosa do Núcleo Regional de Saúde Leste (NRS Leste), notificados no SINAN de 01/2015 a 12/2020, analisados através do Epi Info™ 7, versão 7.2.4 e Microsoft Excel 2003 ®. Para avaliação da oportunidade foram calculados 3(três) intervalos em dias, a saber: Data de diagnóstico e notificação (op1), sendo considerado oportuno quando até 90% dos casos foram notificados em até 10 dias; Data do encerramento e diagnóstico (op2) oportuno, quando 70% dos casos foram encerrados em até 180 dias; Tratamento iniciado e data do diagnóstico (op3), sendo considerado oportuno, quando 80% dos tratamentos foram iniciados em até 10 dias após o diagnóstico. Critérios op2 e op3 foram definidos pelos autores.

Resultados e Conclusão

Foram notificados 816 casos de residentes dos 9 (nove) municípios avaliados, com predomínio em pessoas do sexo masculino, pardos, com baixa escolaridade, idade economicamente ativa, sendo residentes na zona rural e com indícios de padrão ocupacional, já que atividades rurais como agricultura e pecuária são a principal fonte de renda da região. Indicadores oportunidade 1 (notificação) e oportunidade 3 (tratamento precoce) mostraram-se adequados, porém a oportunidade 2 (encerramento) foi considerada inoportuna, com apenas 38% dos casos encerrados em até 180 dias. Fragilidades no acesso à informação sobre adoecimento, encerramento e evolução dos casos dificultam o planejamento, tomada de decisão e avaliação da eficácia de tratamento adotado.

Palavras-chave

Sistema de Vigilância; Leishmaniose Tegumentar; Epidemiologia; Atributo oportunidade

Agradecimentos

SESAB/NRS Leste/BRS Amargosa

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Aildes Georgea Fernandes de almeida costa, ANALY Marquardt DE MATOS, LEILA ANDRADE LEMOS, JORGE NUNES SANTOS, NUBIA VALEIA SOBRAL DOS SANTOS, RADAMAM DE SOUZA BARRETO