Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE METABOLÔMICA SÉRICA UNTARGETED DA TUBERCULOSE PULMONAR
Introdução
A tuberculose (Tb) configura importante problema de saúde pública global sob o qual a Organização Mundial de Saúde mobiliza-se através da campanha "End Tb Strategy". Esse programa almeja o alcance de metas sustentáveis que culminem, no ano de 2030, com o controle da epidemia. Dentre essas estratégias está o uso de novas tecnologias que melhorem entendimento da fisiopatologia da doença e a eficácia dos tratamentos atualmente disponíveis.
Objetivo (s)
Este estudo objetivou fazer uma análise exploratória dos metabólitos séricos expressados diferentemente entre pacientes com Tuberculose Pulmonar e sadios.
Material e Métodos
Amostras de soro de 11 pacientes com tuberculose pulmonar e 19 indivíduos saudáveis foram analisados pela técnica de cromatografia líquida de alta eficiência, hifenado ao espectrômetro de massas de alta resolução do tipo Q-TOF, com fonte de ionização por electrospray (IES). Pacientes doentes demonstraram ao menos uma prova direta do parasita positiva, juntamente a apresentação clínica compatível com a doença. Pacientes saudáveis foram caracterizados por apresentarem radiografia de tórax normal e teste Interferon-Gama Release Assay (IGRA) negativo.
Resultados e Conclusão
Foi encontrado diferencialmente entre os grupos, único metabólito derivado de Vitamina D (VitD) superexpresso no soro de pacientes doentes. Este achado parece estar envolvido em uma complexa via de ativação de receptores Tool Like (TLR) por ligantes derivados do próprio Mycobacterium. Esses receptores ativados determinariam o aumento da atividade enzimática de transformação de 25D3 em VitD e no aumento de seus receptores. Toda a via ativada culminaria na produção do peptído Catelicidina, que ligado ao bacilo determinaria sua morte.
Nosso achado vai de encontro da recomendação de banhos de sol nos antigos sanatórios que recebiam pacientes tuberculosos, e também a suspeição de que a população negra poderia ser mais susceptível à doença pelo fato de o pigmento melânico bloquear a ação da radiação ultravioleta, fundamental para o início da síntese da VitD, no tegumento.
Estes mesmo achados apontam na direção de que futuros estudos com amostra adequada, em desenho duplo cego, randomizado, sejam necessários para a comprovação da hipótese de que a suplementação de Colecalciferol seja um importante adjuvante no tratamento da TB.
Palavras-chave
Tuberculose, metabolômica, soro, vitamina D
Agradecimentos
INCT em Teranóstica e Nanobiotecnologia (INCT-TeraNano, CNPq Processo nº 403193/2022-2 e FAPEMIG Processo nº CBB - APQ-03613-17)
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Abel Dib Rayashi, Hebréia Oliveira Almeida-Souza, Mário Machado Martins, Fabiana Almeida Araújo Santos, Luciana Machado Bastos, Iara Pereira Soares, Lucas Ian Veloso Correia, Mariana Araújo Costa, Bianca Uliana Picolo, André Luis Moraes, Thúlio Marquez Cunha