Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DOS INDICADORES OPERACIONAIS DE CONTROLE DA HANSENÍASE EM MUNICÍPIOS BAIANOS DA REGIÃO DE SAÚDE DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS
Introdução
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa e negligenciada, com manifestações dermatoneurológicas e potencial incapacitante, cuja prevalência se associa com vulnerabilidade socioeconômica.
Objetivo (s)
Objetiva-se avaliar indicadores operacionais de controle da hanseníase nos municípios baianos pertencentes à Região de Saúde de Santo Antônio de Jesus, entre 2013 e 2022.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo com dados secundários de notificação de casos novos (CN) e coortes de residentes de 22 municípios da região avaliada. Os indicadores foram classificados de acordo com parâmetros do Ministério da Saúde (MS), a saber: bom (≥ 90%), regular (75 a 89,9%) e precário (<75%). O Grau de Incapacidade 2 (GIF2) foi classificado como alto (≥10%); Médio (5 a 9%) e Baixo (<5%). Os dados foram analisados através do Microsoft Excel 2003 ®.
Resultados e Conclusão
Foram notificados 261 CN (taxa de detecção: 2,16 a 7,3 casos/100000 habitantes), com 95,5% dos municípios notificando pelo menos 1 (um) caso. A avaliação de contatos mostrou-se regular em 2019 e 2020, porém precária ao longo da série histórica. A proporção de cura foi regular nas coortes de 2017 e 2020 e precária nas demais. A proporção de CN de hanseníase com GIF avaliado no momento do diagnóstico foi considerada boa em 2021, precária em 2014 e 2015 e regular nos demais. Dos casos com desfecho cura, a avaliação de GIF foi regular em 2017 e precária ao longo dos anos. Entre os CN detectados e avaliados, a proporção de casos com GIF2 no momento do diagnóstico foi baixa em 2016, variando de média a alta em todos os anos, chegando a 25,8% dos casos avaliados em 2019. Com base nos achados, considera-se desempenho insatisfatório das ações de controle e piora nos padrões de indicadores operacionais ao longo da série histórica. A região sinaliza aspectos de vulnerabilidade, inclusive institucional, nas diferentes instâncias, o que pode estar relacionado com fragilidades da rede de vigilância e atenção para o agravo avaliado.
Palavras-chave
Hanseníase, Indicadores Operacionais; Sistema de Informação em Saúde
Agradecimentos
SESAB/NRSLeste/ Região Saúde Santo Antônio de Jesus
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
AILDES GEORGEA FERNANDES DE ALMEIDA COSTA, Núbia Valeria Santos Sobral , leila andrade Lemos, JORGE NUNES SANTOS, Radamam Souza Barreto, Analy Marquardt de Matos