Dados do Trabalho


Título

Lacaziose e a invisibilidade da saúde dos trabalhadores rurais: relato de caso com atraso de 20 anos para o diagnóstico da doença

Objetivos(s)

Relatar caso clínico de lacaziose e alertar a comunidade médica para a ocorrência dessa doença pouco abordada que pode causar sequelas motoras e sociais.

Relato do Caso

Homem (RSS), 59 anos, natural do estado do Maranhão, residente em Santa Carmem-MT, trabalhador rural, portador de doença cardiovascular controlada, notou o aparecimento de nódulo em região de antebraço esquerdo há 20 anos. Transcorreu com evolução progressiva e circunferencial da lesão inicial e posterior aparecimento de nódulos adjacentes, além de dor e prurido. Apesar dos incontáveis atendimentos médicos e das biópsias de pele, permaneceu sem diagnóstico etiológico. Todos os tratamentos empíricos prescritos foram inexitosos. No momento da consulta especializada, apresentava nódulos vegetantes coalescentes, indolores, hipercrômicos, em média de 10x8 cm em antebraço esquerdo. Exame histopatológico demonstrou dermatite crônica com granulomas epitelióides, células gigantes multinucleadas, fibrose e estruturas arredondadas simétricas visualizadas por coloração de Grocott, sugestivas de Lacazia. O exame micológico direto do fragmento de pele evidenciou presença de leveduras catenuladas sugestivas de Lacazia loboi. Até o momento, foram realizadas cinco etapas de exérese cirúrgica da lesão, com sucesso terapêutico parcial, já que o paciente segue em acompanhamento.

Conclusão

Desde a descrição da doença por Jorge Lobo em 1931, quase 100 anos nos separam do diagnóstico precoce e do tratamento específico acessíveis para trabalhadores rurais acometidos por lacaziose. Para além da limitação de L. loboi ser fungo de difícil cultivo, e juntamente sem tratamento específico, que até o momento único usado é a remoção cirúrgica das lesões e correção plástica quando possível. A conduta terapêutica que desde quando a doença foi relatada não houve mudanças até o momento. A literatura científica disponível não aborda as sequelas e recidivas da lacaziose e de outras doenças infecciosas crônicas que acometem trabalhadores rurais. Nessa diretriz, é importante observar e diagnosticar precocemente a patologia para melhor controle e elucidação diagnostica.

Agradecimentos

Agradecimento a todo o corpo clinico, laboratorial e equipe de assistência gerais que compõe o Hospital Universitário Julio Muller, proporcionando um melhor atendimento e condução dos casos.

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Vitoria Lucchesi Ribeiro, Andreia Ferreira Nery , Daniela Araújo Barros , Lucas Silva Dias, Tiago Rodrigues Viana, Teresinha Célia Mesquita, Tatiana Fortes Oliveira, Giovana Volpato Pazin Feuser , Marcia Hueb , Rosane Christine Hahn