Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico de hanseníase no Pará, de 2011 a 2020

Introdução

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae (M. leprae), o qual tem predileção pelas células epiteliais e sistema nervoso periférico. Essa característica impacta diretamente no diagnóstico precoce, já que os sintomas clássicos são lesões na pele e comprometimento de fibras sensitivas e motoras. Além disso, a hanseníase é considerada uma doença tropical negligenciada, atingindo a parcela socioeconômica mais necessitada da população e tendo impacto importante na epidemiologia do agravo. Nesse sentido, levando em conta que a distribuição sofre influência de diversos fatores comunitários, é necessário analisar o perfil epidemiológico dos grupos acometidos por essa doença.

Objetivo (s)

Avaliar o perfil epidemiológico de hanseníase no Pará (PA) entre os anos de 2011 e 2021.

Material e Métodos

O estudo se caracteriza como descritivo e quantitativo, sendo analisado os casos de hanseníase no estado do Pará, dos anos de 2011 a 2020. Os dados apresentados foram obtidos através do DATASUS, e as variáveis usadas para a análise foi sexo, raça, faixa etária e casos por ano.

Resultados e Conclusão

Em relação ao período analisado de 2011 a 2020, o ano que obteve o maior número foi 2012 com 4.816 casos de hanseníase, seguido por 2011 com 4.761 casos. Desse quantitativo, os homens foram os que tiveram a maior incidência da doença com 23.411 casos em relação às mulheres que tiveram 14.223. Quando foi analisada a variável de raça, percebeu-se que no ano de 2012, ano de maior número de casos, a raça parda foi a mais incidente dentre as comparações, totalizando 3.351 casos. A faixa etária de 30 a 39 anos foi a de maior quantitativo, totalizando 7.507 casos, de um total de 37.637, representando 19,9%. Dessa forma, pode-se concluir a partir dos dados analisados que existe uma população mais vulnerável à hanseníase, e a partir disso, faz-se necessário que medidas de prevenção sejam intensificadas, a fim de diminuir cada vez mais os casos e proteger os indivíduos.

Palavras-chave

Hanseníase; Mycobacterium leprae; Epidemiologia.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Valentina Silva Rodrigues, Luiz Felipe Lima, Carlos da Silva, Stefanne da Silva, Leonardo Sampaio, Yasmin Barros, Mariana Guimarães, Lucas Silva, Paulo Magalhães, Artur Vinicius Peres