Dados do Trabalho


Título

Avaliação das ferramentas de geoprocessamento para o monitoramento das arboviroses no estado de Rondônia.

Introdução

O Chikungunya é um alfavírus (família Togaviridae) transmitido ao homem por mosquitos do gênero Aedes e surtos recentes levantam preocupações sobre o futuro impacto na saúde pública, nesta nuance, as ferramentas de tecnologias em saúde são recursos que podem ser utilizadas como apoio no monitoramento e controle do Aedes em diversas localidades do território.

Objetivo (s)

O objetivo foi avaliar o perfil epidemiológico do Chikungunya e as ferramentas de geoprocessamento para o monitoramento no estado de Rondônia.

Material e Métodos

Estudo epidemiológico, descritivo, retrospectivo no período de 2020 a 2022 e transversal de abordagem quantitativa, realizado a partir dos casos de chikungunya do Sistema de Informações de Agravos Notificáveis (SINAN WEB/Chikungunya) dos municípios do estado de Rondônia, os dados foram avaliados utilizando a estatística descritiva e foram analisadas as seguintes variáveis: gênero, faixa etária, percentual clínico e evolução da doença

Resultados e Conclusão

Resultados da análise do perfil epidemiológico mostrou que apesar do gênero feminino apresentar maior número de casos de chikungunya 2020 (53,3%), 2021 (60%), 2022 (60,6%) ainda assim a variável gênero não possui uma estatística predominante em alguma das duas categorias (feminino ou masculino). Em se tratando da etnia, o maior percentual de casos de infecções ocorreu na etnia parda (59%), na faixa etária adulta maior de 40 anos (58,7%). O critério do perfil clínico com maior percentual foi febre (89,1%), mialgia (69,9%), cefaleia (59,8 %), dor nas costas (62,8%), artralgia intensa (56,4%) e o maior percentual de evolução para hospitalização (18,2%), o período entre os sintomas e a notificação variou entre (10 dias) e o fechamento dos casos por critério laboratorial. Dos 52 municípios do estado de Rondônia os que estão utilizando as ferramentas de geoprocessamento e/ou do Google May Maps que são gratuitos e podem contribuir para as ações de avaliação dos casos confirmados no território, bem como, a avaliação dos LIRAa/LIA são: Cacoal, Seringueiras, Pimenta Bueno, Primavera D’Oeste. Os casos de Chikungunya ainda possui limitações, pois muitos casos são subnotificados.

Palavras-chave

Chikungunya, ferramentas, subnotificação, Arboviroses

Agradecimentos

Agência Estadual de Vigilância em Saúde

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Joana D'Arc Neves Costa, Glauciane da Silva Bifano Tavares, Josoir Gonçalves de Araújo, Pedro Arthur da Silva, Cesarino Junior Lima Araujo