Dados do Trabalho
Título
Avaliação do Sistema de Vigilância da Tuberculose no estado do Ceará, 2015 a 2019
Introdução
A partir da metade do século XX, houve acentuada redução da incidência e da mortalidade relacionadas à tuberculose (TB) em países desenvolvidos, devido à melhoria das condições de vida das populações. A transmissão dessa doença é por via respiratória provenientes da tosse, fala ou espirro de um doente com tuberculose ativa pulmonar ou laríngea. No cenário mundial, a incidência notificada de TB, em 2013, foi de 126 casos/100 mil habitantes, com uma estimativa de 9 milhões de casos novos e 1,5 milhões de mortes (WHO, 2014). No Brasil, em 2014, foram diagnosticados 67.966 casos novos de TB, sendo a taxa de incidência de 33,5 casos/100 mil habitantes, quarta causa de mortes por doenças infecciosas e a primeira entre as doenças infecciosas definidas dos indivíduos com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) (WHO, 2014; BRASIL, 2015). A avaliação de programas de saúde é uma ferramenta cotidiana de gestão e de qualificação dos programas e serviços com importante papel de identificar, descrever, e monitorar problemas.
Objetivo (s)
Avaliar o sistema de vigilância da tuberculose no estado do Ceará, de 2015 a 2019.
Material e Métodos
Trata-se de estudo descritivo e transversal, a partir das Diretrizes para Avaliação de Sistema de Vigilância propostas pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) em 2001, segundo atributos quantitativos e qualitativos. A fonte de dados é o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), considerando os casos de tuberculose no período de de 2015 a 2019.
Resultados e Conclusão
Resultados: No estado do Ceará, foram confirmados 26.701 casos de TB no período analisado. Das variáveis obrigatórias, observou-se que 71,4% (n=5/7) apresentaram score grau 4. A variável “Tratamento supervisionado” apresentou zero percentual de preenchimento. O exame diagnóstico Baciloscopia de escarro apresentou completude grau 4, informação imprescindível para a detecção do bacilo álcool-ácido resistente (BAAR). Das variáveis essenciais, 88,9% (n=8/9) apresentaram completude grau 4. Observou-se baixo percentual de doenças associadas a AIDS, campo essencial de importância à saúde pública, diante da elevada incidência de casos de tuberculose e coinfecção com essa síndrome. Conclusões: Após a avaliação do sistema de tuberculose do estado do Ceará permitiu concluir que o sistema de vigilância é qualificado. Sendo necessário investir em qualificação para os profissionais para manter a qualidade dos registros.
Palavras-chave
Tuberculose; Sistema; Avaliação.
Agradecimentos
A Equipe do EPISUS Intermediário do Ministério da Saúde
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Sarah Yasmin Lucena Gomes, Zenia Monteiro Guedes dos Santos