Dados do Trabalho


Título

Tabagismo e ocupação como fatores de risco para câncer de pulmão na região do Sertão do Araripe-PE

Introdução

O câncer de pulmão (CAP), é responsável pelo maior número de mortes em todo o mundo. Os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento desta doença são o tabagismo e o fumo passivo. Além disso, a exposição a fatores ambientais pode ocasionar infecções respiratórias, DPOCs, tuberculose e outros cânceres.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo foi verificar a incidência do câncer de pulmão na região do Sertão do Araripe-PE (polo gesseiro de Pernambuco), que possui aproximadamente 1.005.784 pessoas.

Material e Métodos

Para isso, analisamos o banco de dados do RHC Integrador do INCA no intervalo de 1997 a 2020, verificando se existiam associações entre os subtipos de câncer de pulmão, tabagismo e fatores ocupacionais, investigando a taxa de incidência e mortalidade da população. A análise incluiu uma amostra de 51 pacientes (número total de casos notificados no RHC para a região), sendo 24 mulheres e 26 homens.

Resultados e Conclusão

O subtipo histológico de câncer de pulmão mais identificado foi o carcinoma escamocelular (CAE), correspondendo a 35,29% dos casos. Outros subtipos, como adenocarcinoma, carcinoma de células pequenas e neoplasias malignas também foram identificados. Notavelmente, a ocorrência do subtipo CAE foi 100% associada às ocupações agrícolas, que constituíram 60,78% das ocupações registadas. Em relação ao tabagismo, o estudo identificou casos de não-fumantes (13,73%), ex-fumantes (31,37%) e fumantes (47,06%), sugerindo um potencial risco de CAP associado ao uso de tabaco e à exposição ocupacional. Com estes dados, observamos uma taxa de incidência de 5,07 por 100.000 habitantes, indicando que, para cada 100.000 indivíduos, foram diagnosticados cerca de 5,07 novos casos, e a taxa de mortalidade por CAP foi de 0,20 por 100.000 habitantes. Consequentemente, a subnotificação dificulta a compreensão do verdadeiro impacto da doença, impossibilitando estudos epidemiológicos abrangentes, recursos alocados adequadamente e intervenções direcionadas para a identificação e implementação de estratégias eficazes de prevenção, diagnóstico e tratamento. Para mais, análises adicionais e modelagens estatísticas devem ser realizadas para explorar associações e preditores de diferentes subtipos de CAP.

Palavras-chave

Câncer de Pulmão; Incidência de Câncer; Tabagismo; Fatores Ocupacionais; Prevenção;

Agradecimentos

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

José Rafael Soares da Silva, Maíra Galdino da Rocha Pitta, Cinthia Martins Menino Diniz, Michelly Cristiny Pereira