Dados do Trabalho


Título

Detecção da co-circulação dos genótipos Asiático-Americano e Cosmopolita do vírus dengue 2 na região Norte do Brasil

Introdução

O vírus dengue 2 (VDEN-2) tem contribuído substancialmente à mortalidade relacionada à dengue. Possui cinco genótipos não-silvestres, sendo o Cosmopolita amplamente distribuído no mundo e o Asiático-Americano o único que circulava no Brasil até 2021 e que foi responsável pelas epidemias recentes. Na América do Sul, o genótipo Cosmopolita foi descrito pela primeira vez em 2019, em Madre de Dios (Peru) e, posteriormente, em Goiás, em novembro de 2021.

Objetivo (s)

Identificar os genótipos do VDEN-2 circulantes na região Norte entre 2017 e 2021.

Material e Métodos

Amostras positivas para VDEN-2 provenientes da vigilância epidemiológica de arboviroses do Acre, Rondônia e Tocantins e coletadas entre 2017 e 2021, foram selecionadas para sequenciamento pela metodologia de amplicons adaptado ao uso de oligonucleotídeos específicos para o VDEN-2 pela plataforma NextSeq.

Resultados e Conclusão

Das 40 amostras que seguiram para sequenciamento, foram obtidas 31 sequências completas ou quase completas de VDEN-2, das quais 19 eram de Rondônia, 12 do Acre e uma do Tocantins. Dez das 12 sequências do Acre agruparam com as três únicas sequências previamente obtidas do genótipo Cosmopolita no continente e as outras 21 sequências agruparam em clado dentro do genótipo Asiático-Americano. Os achados do genótipo Asiático-Americano sustentam sua circulação única em Rondônia, Acre e Tocantins até 2020, enquanto que o genótipo Cosmopolita também passou a circular no Acre a partir de 2021. Ademais, a obtenção de sequências do genótipo Cosmopolita provenientes de amostras coletadas no início de 2021 no Acre criam um elo geográfico entre as sequências do Peru e de Goiás, sugerindo a provável rota de introdução do genótipo no Brasil pela fronteira do Acre com o Peru. A vigilância genômica do DENV-2 mostra-se de fundamental importância e deve ser fortalecida, assim como novos estudos retrospectivos precisam ser realizados no Brasil e na América do Sul, a fim de monitorar a circulação do genótipo Asiático-Americano, a co-circulação de diferentes genótipos na mesma região e a dispersão dos genótipo Cosmopolita pra outros estados e regiões.

Palavras-chave

arbovírus; vírus dengue 2; genótipo Asiático-Americano; genótipo Cosmopolita

Agradecimentos

CAPES

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Murilo Tavares Amorim, Leonardo Henrique Almeida Hernández, Thito Yan Bezerra da Paz, Ivy Tsuya Essashika Prazeres, Ana Lúcia Monteiro Wanzeller, Eliana Vieira Pinto da Silva, Lívia Medeiros Neves Casseb, Fábio Silva da Silva, Sandro Patroca da Silva, Bruno Tardelli Diniz Nunes, Ana Cecília Ribeiro Cruz