Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico da mortalidade por Influenza no estado de Rondônia, entre 2018 e 2022

Introdução

A influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Ela ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste do país. No norte do Brasil a sazonalidade se comporta de forma distinta, em consequência do inverno amazônico.

Objetivo (s)

Analisar a ocorrência e o comportamento dos óbitos por Influenza no estado de Rondônia, buscando obter informações para nortear e fortalecer as ações de vigilância, prevenção e controle, com priorização de territórios para distribuição de insumos, medicamentos e imunobiológicos.

Material e Métodos

Estudo descritivo, realizado em Rondônia, no período de 2018 a 2022, partindo da coleta, consolidação e análise de dados sobre os óbitos por Influenza, considerando variáveis como sexo, faixa etária e raça/cor. A fonte de dados foi o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), posteriormente exportados para o Microsoft Excel, para cálculo de indicadores e apresentação em forma de tabelas e gráficos.

Resultados e Conclusão

Dos 27 óbitos por Influenza registrados no estudo, 4 óbitos (14,8%) ocorreram em 2018 e 2 (7,4%) em 2019, totalizando 6 óbitos (22,2%). No período pandêmico, esses números subiram para 3 óbitos (11,1%), 5 óbitos (18,5%) e 13 óbitos (48,1%) nos anos de 2020, 2021 e 2022 respectivamente. Dos 27 dos óbitos por influenza registrados no estado de Rondônia durante o período selecionado, 15 (55,6%) foram do sexo masculino, 7 (25,9%) na faixa etária de 70 a 79 anos e 15 (55,6%) da raça/cor parda. Os municípios com maior registro de óbitos foram, Porto Velho, com 6 óbitos (29,6%), seguido por Cacoal e Ji-Paraná, ambos com 5 óbitos (18,5%). A principal medida de prevenção da influenza é a vacinação anual, aplicada no período de maior circulação dos vírus influenza, visando reduzir a infecção e o agravamento da doença. Quando ocorre o adoecimento, o tratamento da influenza é realizado com Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), associado à medicação sintomática e medidas gerais de suporte.

Palavras-chave

Influenza, Vigilância epidemiológica, Mortalidade, Óbito.

Agradecimentos

Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia – AGEVISA

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Luma Akemi de Azevedo Kubota, Maria Arlete da Gama Baldez, Viviane de Carvalho Nascimento