Dados do Trabalho


Título

Primeira ocorrência de Lutzomyia (Lutzomyia) longipalpis (Lutz & Neiva, 1912) na cidade de Salvador, BA, Brasil.

Introdução

O Lutzomyia (Lutzomyia) longipalpis (Lutz & Neiva, 1912), também conhecido como mosquito-palha, desempenha um papel fundamental como vetor da Leishmaniainfantum chagasi Cunha & Chagas, 1934 – agente etiológico da leishmaniose visceral (LV). A cidade de Salvador, apresenta condições socioambientais e epidemiológicas favoráveis à manutenção de uma população vetorial ativa, fazendo fronteira com municípios endêmicos, entretanto, sem registro até o presente de casos autóctones de humanos e animais. Após o conhecimento de cães, principal reservatório da LV, sorologicamente positivos, sem histórico de migração em uma comunidade de baixa renda.

Objetivo (s)

objetivamos verificar a presença de Lu. Longipalpis em comunidades socioeconomicamente vulneráveis de Salvador.

Material e Métodos

O estudo foi realizado entre março de 2022 e março de 2023 nos Bairros de Pau da Lima, Marechal Rondon, Nova Sussuarana, Arenoso, Jardim Santo Inácio e Calabetão, regiões cercadas por áreas verdes remanescentes e historicamente negligenciada. Foram instaladas 18 armadilhas do tipo CDC. Os pontos de instalação foram selecionados aleatoriamente dentro da área, mantendo uma distância mínima de 50 metros entre eles. Foram coletadas variáveis ambientais como a proximidade de fontes de água, ocorrência de animais e vegetação, presença de quintal e o material predominante na construção dos domicílios. Os insetos capturados vivos foram triados quanto ao sexo e ingurgitação e corados segundo a técnica descrita por Forattini (1973). A identificação foi realizada com o auxílio de microscópio óptico através das características morfológicas descritas na chave de Galati (2016).

Resultados e Conclusão

Ao todo, 3 espécimes fêmeas foram coletados, pertencendo a 2 gêneros e 3 espécies: L. longipalpis, Evandromyia (Barrettomyia) sallesi (Galvão & Coutinho, 1939) e Evandromyia (Barrettomyia) cortelezzii (Brèthes, 1923). Os exemplares capturados localizavam-se em áreas peridomiciliares de casas pertencente a comunidade estudada, com presença de vegetação, córregos/esgoto a céu aberto, acúmulo de lixo e de matéria orgânica. Constata-se o primeiro relato de ocorrência de Lu. longipalpis no município de Salvador, sendo que as espécies Ev. sallesi e Ev. cortelezzii já foram relatadas em outros 3 bairros da cidade. Ressalta-se a necessidade da realização de inquéritos entomológicos na extensão do município para a avaliação da sua distribuição e definição de medidas de controle e prevenção das leishmanioses em humanos e em animais.

Palavras-chave

Leishmaniose, Cães, Saúde Única

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Thiago da Mata Barreto, Thais Auxiliadora Santos Mattos, Isabel Ferreira Bomfim, Lorena Ellen Silva Batista, Carolina Silva de Oliveira, Hussein Khalil, Federico Costa, Mitermayer Galvão dos Reis, Ianei de Oliveira Carneiro, Hernán Argibay