Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E DO POLIMORFISMO rs3804100 DE TLR2 PARA COVID-19 DURANTE A PRIMEIRA ONDA PANDÊMICA EM UMA COORTE DE PROFISSIONAIS DE BELÉM-PA

Introdução

A COVID-19 é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, a qual pode ser sintomática e com desfechos desfavoráveis, principalmente, pulmonares. A evolução clínica dela pode ser fruto de diversos fatores, tais como os ambientais, imunológicos e genéticos. Nesse sentido, o período pandêmico da COVID-19 trouxe danos incalculáveis para a humanidade e ele assolou na sua primeira onda, sobretudo, os profissionais da estrutura clínica-hospitalar de todo o mundo.

Objetivo (s)

O objetivo deste trabalho é analisar o perfil epidemiológico e a possível associação entre o polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) rs3804100 (T>C) do gene Receptor Toll-like (TLR) 2 com a sintomatologia e gravidade da COVID-19 em uma coorte de profissionais de Instituições de Saúde de Belém-PA.

Material e Métodos

Trata-se de estudo de um coorte retrospectivo através de amostragem por conveniência de profissionais das categorias administrativa, serviços gerais e da área da saúde de 10 Instituições de Saúde de Belém-PA, caracterizada por 91 pacientes assintomáticos e 123 sintomáticos. Em relação à severidade, 45 pacientes fizeram tomografia de tórax, sendo 37 com lesão pulmonar (≥10% de comprometimento pulmonar) e 8 sem lesão (<10%). Foi realizado PCR e sequenciamento das amostras coletadas através de sequenciador ABI 3130 Genetic Analyzer da Applied Biosystems® a partir de primer desenhado no programa Primer3Plus v.3.3.0, com análise no BioEdit v.7.2.5 e a estatística para os dados no SPSS v.26.0.0 (através do teste Qui-Quadrado e Odds Ratio - OR) com valor de p<0.05. Ademais, foi testado o Equilíbrio de Hardy-Weinberge (EHW) para o SNP investigado na população da coorte com corte de significância de p<0.001 através do software Arlequin v.3.5.2.

Resultados e Conclusão

Em relação aos achados do trabalho, categorias de dados epidemiológicos como faixa etária, sexo e categoria de profissão não revelaram significância estatística. No entanto, a presença de comorbidades, tipos de comorbidades, como sobrepeso e obesidade e quantitativo de comorbidades demonstraram significância. Em relação ao SNP estudado de TLR2, o SNP rs3804100 está em concordância com o EHW e não houve associação significativa entre a frequência genótipica ou alélica e sintomatologia ou gravidade da COVID-19. Logo, é preciso que sejam produzidos mais estudos com abordagem em dados de comorbidades pré-existentes e sua relação com morbimortalidade, assim como, outros SNPs de TLR2 em diferentes populações e com um n amostral maior.

Palavras-chave

Receptor Toll-like 2; COVID; SNP

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Caroliny Soares Silva, Marcos Jessé Abrahão Silva, Rebecca Lobato Marinho, Karla Valéria Batista Lima, Luana Nepomuceno Gondim Costa Lima