Dados do Trabalho
Título
DESENVOLVIMENTO DE TESTE IMUNOENZIMÁTICO COM ANTÍGENO RECOMBINANTE PARA DIAGNÓSTICO SOROLÓGICO DO VÍRUS DA HEPATITE E (HEV) EM SUÍNOS DOMÉSTICOS
Introdução
O vírus da hepatite E (HEV) pode desencadear hepatite aguda e crônica, além de complicações neurológicas, renais e hematológicas. São estimados anualmente cerca de 20 milhões de novos casos para a doença no mundo. Os suínos domésticos são o principal reservatório animal, transmitindo o HEV-3 e HEV-4 para o homem, principalmente em países de renda mais elevada. Apesar dos casos em países de baixa e média renda ocorrerem devido à ingestão de água contaminada, consumo/manipulação de carne suína, são fatores relevantes na manutenção do HEV nesses países. Portanto, a vigilância do HEV se faz necessária.
Objetivo (s)
Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver e avaliar a performance de um novo teste imunoenzimático indireto com antígeno recombinante para diagnóstico sorológico do HEV em amostras de suínos.
Material e Métodos
Para alcançar o objetivo traçado, inicialmente foi realizada a expressão e purificação do antígeno recombinante do capsídeo de suíno swHEV CP2. Em seguida, foram avaliadas diversas concentrações dos componentes utilizados nas reações do ELISA: antígeno adsorvido, conjugado proteína A-peroxidase e amostra sorológica.
Resultados e Conclusão
Após a padronização dos testes, 212 amostras de suínos foram utilizadas na etapa de avaliação da performance do teste. O cut-off obtido para amostras de suínos foi 0,1690. O ELISA Proteína A com swHEV CP2 apresentou sensibilidade de 90,57% e especificidade de 100% (AUC = 0,98). A concordância com dois kits comerciais foi quase perfeita (k = 0,863). Dos suínos testados, 48,58% foram positivos e 51,42% negativos. O valor preditivo positivo foi 94,44% e o negativo de 56,98%. Portanto, o ELISA Proteína A com swHEV CP2 desenvolvido identifca anticorpos específicos anti-HEV e possui excelente discriminação entre o positivos e negativos. Dessa forma, possui grande potencial como plataforma diagnóstica sensível e específica para vigilância epidemiológica do HEV.
Palavras-chave
Vírus da hepatite E; Teste sorológico; Antígeno recombinante; Infecção zoonótica.
Agradecimentos
FACEPE e Instituto Aggeu Magalhães -Fiocruz/PE
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Maria Gabriela Oliveira Paz , Matheus Filgueira Bezerra, Edmilson Ferreira de Oliveira-Filho, Andrei Félix Mendes, Gustavo Barbosa Lima, Adalucia Silva, Christian Robson Reis