Dados do Trabalho


Título

Caracterização molecular de isolados de Mycobacterium tuberculosis obtidos de triatomíneos coletados no peridomicílio urbano no município de Sobral-Ceará

Introdução

Os insetos triatomíneos, nativos do nordeste Brasileiro, são amplamente encontrados no peridomicílio urbano. Espécies da família Mycobacteriaceae são descritas como pertencentes à microbiota dos triatomíneos. A cidade de Sobral, Ceará, é considerada hiperendêmica para tuberculose (TB), cujo agente etiológico são as espécies do complexo Mycobacterium tuberculosis (CMTB). Neste município também são coletadas diversas espécies de triatomíneos. Estes insetos, por serem hemípteros, apresentam uma microbiota diversa e influenciada pela dieta e ecossistema. é importante determinar se triatomíneos encontrados no peridomicílio e domicílio urbano também podem ser colonizados por micobactérias patogênicas.

Objetivo (s)

Determinar a presença de espécies patogênicas de micobactérias, principalmente as pertencentes ao CMTB e caracterizar filogeneticamente os isolados.

Material e Métodos

Foram analisados 167 triatomíneos capturados no período janeiro de 2019 e abril de 2020 em domicílios e nos peridomicílios de residências do perímetro urbano de Sobral. Os insetos foram capturados pela própria população e pelos agentes de zoonose. Foi realizada a identificação entomológica dos triatomíneos, seguido de extração de DNA total do trato gastrointestinal de cada inseto. As micobactérias foram identificadas por PRA-hsp65, seguido de análise por sequenciamento parcial para os genes hsp65 e rpoB. As sequências identificadas como CMTB, foram tipadas por Mycobacterial Interspersed Repetitive Units–Variable Number Tandem Repeats (MIRU-VNTR) e também por spoligotyping.

Resultados e Conclusão

Em 31,4% (22/70) das amostras foram identificadas pelo PRA-hsp65 espécies como pertencentes ao CMTB. Contudo somente nove (9/70, 12,9%) amostras foram confirmadas por sequenciamento. A análise de comparação filogenética dos nossos isolados de triatomíneos com os de amostras clínicas de pacientes encontrou as seguintes linhagens: 1 Delhi/CAS, 1 LAM e 3 próximos da S. Outros quatro isolados foram inconclusivos e um outro como sendo M. africanum.Este é o primeiro relato de linhagens do CMTB em triatomíneos, sendo estes insetos coletados na região urbana de Sobral, uma região densamente habitada no nordeste do Brasil. A presença de M. tuberculosis nestes insetos indica a necessidade de vigilância das cepas existentes no município, assim como o acompanhamento para determinar o papel destes insetos na transmissão da TB.

Palavras-chave

Mycobacterium tuberculosis, triatomíneos, filogenia, MIRU-VNTR, tuberculose.

Agradecimentos

CAPES - Código de Financiamento 001

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

CAROLINY SOARES SILVA, Luana Nepomuceno Gondim Costa Lima, Karla Valéria Batista Lima, Rosa Livia Freitas Almeida, Marília Lima Conceição, Cynara Carvalho Parente, Soraya Oliveira Sancho, Cristiane Cunha Frota