Dados do Trabalho


Título

Monitoramento da proporção de conclusão de casos prováveis de Dengue: uma ferramenta para o planejamento de ações oportunas

Introdução

No Mato Grosso do Sul a dengue é endêmica com potencial de períodos epidêmicos. Como uma das ações prioritárias de vigilância epidemiológica (VE), o encerramento oportuno dos casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) demonstra a capacidade do sistema de saúde em adotar medidas de controle de forma hábil. Os casos de dengue devem ser encerrados oportunamente em até 60 dias após a data da notificação (DN). Nos períodos epidêmicos, recomenda-se avaliar a capacidade local para investigar 100% dos casos notificados (BRASIL, 2022, p.732). Todavia, o planejamento para promoção da saúde e prevenção de agravos consiste na elaboração de estratégias e medidas preventivas a serem adotadas em todas as fases da vigilância das Arboviroses, desde a identificação de casos suspeitos até a implementação de ações oportunamente de controle vetorial e Atenção primária à saúde.

Objetivo (s)

Analisar a média de conclusão dos casos notificados para dengue no estado de MS como ferramenta de avaliação na VE.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo quantitativo de abordagem descritiva realizado através da base de dados SINAN. Realizado análise da média de conclusão dos casos prováveis de dengue no MS a partir da DN e de encerramento para casos confirmados e em investigação. A análise correspondeu ao ano de 2023 até a SE 21.

Resultados e Conclusão

Do total de 36291 registros, 21575 tratam-se de encerramentos após 15 dias da DN. De acordo com critério de conclusão, a prevalência de maior espaço temporal foi por critério laboratorial com 136 dias, seguido de 102 dias para clínico epidemiológico e 61 dias para casos em aberto. O tempo médio de encerramento foi de 26,2 dias com desvio padrão de 18,85 dias. Destaca-se a emergência da articulação do tempo oportuno de disponibilidade de resultados de exames pelo serviço laboratorial. Constatou-se o espaço temporal significativo exigido para considerar a confirmação por vínculo epidemiológico com caso confirmado laboratorialmente, após avaliação da distribuição espacial dos casos confirmados. O fomento da investigação exaustiva com integração de profissionais atuantes na atenção primária de saúde para busca ativa dos casos, e VE no acompanhamento dos casos para classificação final e encerramento hábil, considera-se estratégia elementar na contribuição para a tomada de decisões e implementação de medidas de controle adequadas no âmbito do controle vetorial e educação em saúde, visando reduzir a magnitude, gravidade e mortalidade.

Palavras-chave

Arboviroses. Dengue.

Agradecimentos

Secretaria Estadual de Saúde

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Bianca Modafari Godoy, Jéssica Klener Lemos dos Santos, Lúcia Catarina Gonçalves da Costa e Silva Canela, Ana Paula Resende Goldfinger, Frederico Jorge Pontes de Moraes, Larissa Domingues Castilho de Arruda, Maurício Simões Corrêa, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, Marcelo Fraiha, Danielle Ahad das Neves