Dados do Trabalho


Título

Diversidade de Trypanosomatidae em morcegos da reserva Legado das Águas- Votorantim, na região do Vale do Ribeira, estado de São Paulo.

Objetivo (s)

Detectar a ocorrência e diversidade de parasitas da família Trypanosomatidae em morcegos da Reserva Legado da Águas -Votorantim na região do Vale do Ribeira sul do estado de São Paulo.

Material e Métodos

Foram realizadas oito campanhas de captura no período de janeiro de 2018 a setembro de 2021 com duração entre cinco e sete noites, amostrando nas diferentes estações climáticas, utilizando 5 redes de neblina armadas no início do pôr do sol e mantidas abertas por um período de cerca de 4 horas. Após a captura, os animais foram identificados e anestesiados para a coleta de sangue por punção cardíaca, alguns indivíduos cuja identificação da espécie não foi possível a campo foram eutanasiados por meio da sedação com xilazina (1mg/kg) e quetamina (10mg/kg), seguida de inalação com Isoflurano, e transportados ao laboratório para depósito no Museu de Zoologia da USP.
O sangue coletado foi semeado em tubos com meio BAB acrescido de meio LIT para tentativa de isolamento. As culturas em tubo foram mantidas a 28°C e examinados semanalmente por cerca de três meses.
A análise de PCR foi realizada em sangue e fragmentos de tecidos conservados em etanol absoluto, utilizando kit comercial de extração de DNA (ThermoFisher), e amplificação dos genes SSUrDNA, Citocromo B, e gGAPDH, conforme previamente descritos para detecção e caracterização de protozoários da família Trypanosomatidae. O presente estudo foi previamente aprovado pelo Comitê de Ética da FMVZ - USP sob nº 1609160318.

Resultados e Conclusão

Foram coletados 189 indivíduos de 33 espécies e 22 gêneros, das famílias Phyllostomidae, Emballonuridae, Molossidae e Vespertilionidae e 10,05% (19/189) foram positivos via PCR: Myotis sp. (4), Carollia perspicillata (3), Artibeus obscurus (3), Sturnira lilium (3), Platyrrhinus lineatus (2), Chiroderma sp. (1), Desmodus rotundus (1), Hectophylla sp. (1) e Molossus ater (1). Foi registrada a visualização de formas compatíveis em sangue de três indivíduos (Carollia perspicillata, Chrotopterus auritus e Platyrrhinus lineatus) mas o isolamento não foi possível devido a não sobrevivência destes. A área estudada demonstrou a ocorrência de Trypanosomomatidae em diferentes espécies de morcegos, com baixa prevalência comparada a estudos similares realizados em áreas modificadas presentes em literatura e necessitando a posterior caracterização filogenética das sequências produzidas.

Palavras-chave

Mata Atlântica, Protozoários, Mamíferos, São Paulo, PCR.

Agradecimentos

Agradecimentos ao CNPq, a FAPESP, a todos do Legado das Aguas - Votorantim, e a FMVZ-USP.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Jaciara Oliveira Jorge Costa, Herbert Sousa Soares, Isabella Pereira Pesenato, Thiago Fakelmann, Giovanna Stefani Nosberto Castelli, Arlei Marcili