Dados do Trabalho


Título

Análise parasitológica de amostras de água filtrada de unidades básicas de saúde em município do norte de Minas Gerais

Introdução

Parasitoses podem ser transmitidas através do consumo de água contaminada por organismos com potencial patogênico e pelo contato da água com a pele ou mucosas.

Objetivo (s)

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a presença de estruturas parasitárias na água filtrada oriunda de filtros de barro de Unidades Básicas de Saúde (UBS) de um município do norte de Minas Gerais.

Material e Métodos

Foram selecionadas aleatoriamente três UBS, onde as amostras foram coletadas diretamente da torneira do filtro, previamente higienizada com álcool gel 70% e papel toalha. As amostras de água de cada local foram coletadas em sacos plásticos de primeiro uso, com capacidade de 500 mL, sendo identificadas e acondicionadas em caixa térmica até o Laboratório de Parasitologia Veterinária do Hospital Veterinário do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas, onde foram processadas, utilizando-se duas técnicas distintas: Hoffman, Pons e Janer (sedimentação simples) e a técnica de Blagg modificada (centrífugo-sedimentação). Para execução da primeira, as amostras foram filtradas em gaze dobrada 4 vezes e transferidas para recipientes identificados por letras que correspondiam a cada UBS, posteriormente foram colocadas em tubos Falcon e deixadas em repouso por 24 horas. Após isso, o sobrenadante foi descartado e uma gota do sedimento foi depositada em lâmina com uma gota de lugol, sendo coberta por uma lamínula e analisada em microscópio óptico na objetiva de 10 vezes em duplicata. Para a segunda técnica as amostras foram filtradas em gaze dobrada 8 vezes, transferidas para tubos Falcon e deixadas em repouso por 24 horas. No dia posterior, o sobrenadante foi descartado e a água restante foi centrifugada a 2.500 rpm por 5 minutos. O sobrenadante foi retirado, uma gota do sedimento foi depositada em lâmina com uma gota de lugol sendo recoberto por lamínula. A análise das lâminas foi feita em duplicata em microscopia óptica, na objetiva de 10x e 40x.

Resultados e Conclusão

A partir das amostras, foram produzidas 6 lâminas que ao serem analisadas constatou-se a presença de larvas de ancilostomídeos e de outros nematódeos em todas elas. Esses resultados são semelhantes ao estudo de Alves et al. (2016), onde estruturas parasitárias foram observadas em amostras de água de um hospital público. Através disso, pode-se constatar que há necessidade de mudanças quanto ao modelo do bebedouro utilizado nesses locais.

Palavras-chave

Ancilostomídeos; Nematódeos; Saúde pública.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Thammy Vieira Oliveira, Tatiane de Oliveira Moura, Clara Ramalho Queiroz, Sarah Oliveira Souza, Vanessa Paulino da Cruz Vieira