Dados do Trabalho


Título

Epidemiologia da tuberculose no Pará, no período de 2010 a 2022

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa adquirida a partir de 7 das mais de 200 bactérias do gênero Mycobacterium, sendo a espécie M. tuberculosis a de maior interesse médico, pois sua composição genética é responsável por causar a forma grave da doença. O agravo se mantém como um problema de saúde pública, principalmente no Brasil que foi confirmado mais de um milhão de novos casos, com cerca de 70 mil evoluindo à óbito, caracterizando a TB como uma epidemia século XXI. No ranking do número de casos, o Pará assumiu a sexta posição dentre os estados do Brasil, sendo área endêmica da doença. Essas altas taxas confirmam a necessidade de intensificar a vigilância epidemiológica nessa região.

Objetivo (s)

Este estudo objetivou analisar o perfil epidemiológico de casos notificados de tuberculose no estado do Pará, por meio de uma série histórica, no período de 2010 a 2022.

Material e Métodos

É um estudo ecológico transversal de casos novos de tuberculose notificados no Pará provenientes do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA).

Resultados e Conclusão

A análise de dados mostrou que de 62.774 casos notificados no estado do Pará na série histórica estudada, apresentando aumento no número de notificações, de 4055 casos em 2010 para 6272 em 2022. Predomina o gênero masculino (41.125 casos), raça/cor parda (46.671 casos), nível fundamental incompleto (24.090 casos). Com relação às variáveis epidemiológicas, predominou casos novos (52.197 casos), forma pulmonar (55.136 casos). Nos casos extrapulmonares (7.631 casos), predominou a forma pleural (3.241 casos), seguido da ganglionar periférica (1.628 casos). Quanto à realização do teste de HIV, 17.061 casos não realizaram teste. O principal modo de encerramento foi por cura (39.678 casos). Pode-se concluir que o estado do Pará ainda é um estado com alta endemicidade, apresentando crescimento de notificação de casos na série histórica estudada.

Palavras-chave

Tuberculose; Pará; Epidemiologia.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Emilly Gabriele Ribeiro Dias, Emmily Oliveira Amador, Samanta da Silva Costa Raminho, Arnaldo Jorge Martins Filho