Dados do Trabalho


Título

Análise de conteúdo do Instagram® da Secretaria de Saúde da Paraíba durante a pandemia de COVID-19

Introdução

As redes sociais atualmente são amplamente utilizadas por empresas e entidades governamentais de forma profissional, como ferramenta de trabalho, se tornando um canal de comunicação eficiente e de interação com o público. Durante o período da pandemia de COVID-19, com o isolamento social imposto como medida de proteção a propagação da doença, o Instagram® se tornou um dos principais meios de interação entre as instituições públicas e a população em geral. Na Paraíba, a Secretaria de Saúde do Estado usou seu perfil no Instagram® para manter as pessoas informadas sobre os cuidados a serem tomados, os decretos e regras de isolamento, número de casos no estado e quaisquer outras notícias que tenha sido pertinente durante o período.

Objetivo (s)

O objetivo desse trabalho foi analisar os conteúdos publicados no perfil do Instagram® da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba relacionados a pandemia de COVID-19.

Material e Métodos

A análise foi realizada com o conteúdo postado no perfil do Instagram® da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba durante o período decretado de pandemia pela COVID-19. Foram selecionados para análise os conteúdos classificados de acordo com o teor da publicação que se relacionassem a pandemia da COVID-19, não sendo analisados as publicações com outro teor de conteúdo. As variáveis analisadas em cada publicação foram sua temática, quantidade de ‘likes’ e comentários e elas foram contextualizadas com a situação epidemiológica local no momento da publicação.

Resultados e Conclusão

A análise do conteúdo do Instagram® da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba demonstrou que o público demandou mais interação nas publicações nos períodos em que houve aumento significativo no número de casos de COVID-19. Em contrapartida, conforme o conhecimento sobre o assunto difundiu-se e o número de casos diminuiu, a interação do público com as publicações reduziu. Observou-se um pico de interações registradas, que representou alcance a 20% do total de seguidores do perfil, quando o conteúdo se relacionou com a chegada e distribuição das vacinas para COVID-19. Entender como a população se comportou nos canais de comunicação oficiais governamentais durante a situação de calamidade pública imposta pela pandemia da COVID-19, pode ajudar as entidades públicas a melhorar o uso dessas ferramentas de comunicação para manter o público ciente e informado das medidas de prevenção e promoção da saúde para diversos agravos.

Palavras-chave

COVID-19. Instagram. Educação em Saúde. Redes Sociais.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Fabiano Querino Lopes, Kleber Kennedy de Almeida Menezes, Romero Henrique Teixeira Vasconcelos