Dados do Trabalho


Título

FAUNA NECRÓFAGA (DIPTERA: MUSCOMORPHA): BIODIVERSIDADE ASSOCIADA A DIFERENTES TIPOS DE ISCAS EM DECOMPOSIÇÃO

Introdução

Entomologia Forense consiste na utilização de dados biológicos e ecológicos de insetos como mecanismo para a elucidação de crimes. Dentre os principais recursos obtidos com o auxílio da área destacam-se o cálculo de IPM (Intervalo Post-Mortem) e a apuração de perfis genéticos e toxicológicos provenientes do material biológico encontrado em larvas.

Objetivo (s)

O presente estudo propôs a avaliar a biodiversidade de Muscomorpha (Ordem: Diptera) a partir de iscas em decomposição de origem animal.

Material e Métodos

Para tal, foram utilizadas armadilhas ecológicas para moscas, contendo carnes de boi, frango ou peixe, com 12h de processo de decomposição. As armadilhas foram distribuídas numa área florestal da área urbana de Teresina PI, dispostas em triângulo, a sete metros de distância entre si e a 1,8 metro do solo. Foram realizadas três coletas no primeiro semestre de 2023, considerado de clima quente e chuvoso. Após 48h, as armadilhas foram retiradas, levadas ao laboratório para triagem e identificação dos insetos. Os insetos adultos presos nas armadilhas foram coletados, analisados e apresentados neste estudo. As larvas presentes nas iscas foram mantidas para desenvolvimento até a fase adulta para avaliação posterior.

Resultados e Conclusão

Foram coletados 170 insetos adultos em todo o estudo, dos quais 29,4% em isca de boi, 37,1% em isca de frango e 33,5% em isca de peixe. Foram identificadas oito famílias, das quais as famílias mais abundantes MUSCIDAE, SARCOPHAGIDAE e CALLIPHORIDAE, em forma decrescente, estavam presentes em todas as armadilhas. As famílias CULICIDAE e PHORIDAE estavam presentes nas armadilhas com iscas de boi e de frango, STRATIOMYIDAE, nas armadilhas com iscas de frango e de peixe, PHANNIDAE somente nas armadilhas com isca de boi e, SYRPHIDAE somente nas armadilhas com isca de frango. Dentre as diferentes iscas, as armadilhas com isca de frango apresentaram a maior diversidade e a maior abundância de insetos. Chama-se a atenção pela presença de Culicídeos nas iscas de boi e frango. Estes resultados mostraram que para estudos de biodiversidade de Muscomorpha, iscas de frango em decomposição são a melhor opção de uso. Novas análises serão realizadas para identificação dos espécimes coletados, em nível de espécie, com o intuito de contribuir para o estudo de distribuição da fauna necrófaga, imprescindíveis para entomologia forense do Estado do Piauí.

Palavras-chave

entomologia forense; iscas putrefatas; Muscomorpha

Agradecimentos

UFPI

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Kaylanne Beatriz Rodrigues Santos, Veruska Cavalcanti Barros