Dados do Trabalho


Título

KÉRION CELSI: DIAGNÓSTICO TARDIO

Objetivos(s)

Esse trabalho tem como objetivo de apresentar um caso clínico de uma criança de 6 anos, residente na cidade de Ariquemes – Rondônia, apresentando histórico de um ano de lesão inflamatória com presença de nódulos purulentos e incidência de alopecia.

Relato do Caso

A Dermatofitose é causada por fungos que atacam a queratina existente na pele, pelo e unha. A Tinea capitis afeta principalmente crianças em idade escolar, sendo considerada rara em adultos, além de ser considerada uma doença de fácil disseminação e difícil diagnostico pela inespecificidade dos sinais clínicos, sendo de extrema importância que os profissionais da saúde estejam atentos para uma possível hipótese de diagnóstico. Sua transmissão faz-se através do contato com animais infectados, solo ou de pessoa-pessoa. Os principais agentes causadores de Tinea capitis são M. canis e M. Audouinii, porém o M. Canis continua sendo o principal agente a nível mundial. A apresentação clínica da Tinea capitis varia desde uma dermatose descamativa não inflamatória até uma doença inflamatória com lesões eritematosas e descamativas com alopécia, podendo progredir para lesões do tipo Kérion celsi. Como consequência na sua resolução, formam-se áreas cicatriciais fibróticas que podem condicionar zonas de alopécia definitiva. Esse trabalho apresenta um caso clínico de uma criança de 6 anos, residente na cidade de Ariquemes – Rondônia, apresentando histórico de um ano de lesão inflamatória com presença de nódulos purulentos e incidência de alopecia, a partir disso a mesma teve atendimento prévio um uma unidade básica de saúde do município, onde foi feita a prescrição de antibióticos, não tendo melhoras, a criança foi encaminhada para o laboratório de Micologia Médica do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical – CEPEM para realização de exame micológico. A coleta da amostra foi realizada com auxilio de bisturi, posteriormente acondicionadas entre lamina e lamínulas com a solução de hidróxido de potássio (KOH) e observada em microscópico óptico, onde foi visualizado esporos localizados no interior dos pelo parasitismo do tipo endotrix, e na cultura foi isolado o fungo Microsporum canis.

Conclusão

Com base na transmissão da Tinea Captis que se faz de uma forma direta e indireta é de total relevância um diagnóstico prematuro afim de evitar maiores complicações.

Agradecimentos

FIOCRUZ, CEPEM, São Lucas/Afya, LABIOMICRO, LABIOMICRO - Micologia Médica

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Giovanna Barbosa Botelho, Najla Matos Benevides, Elton Bill Amaral de Souza